Trânsito

Receita Estadual faz fiscalização para cobrar valores atrasados de IPVA

Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Desde a última terça-feira (18), a Receita Estadual está fazendo fiscalizações para cobrar valores atrasados do IPVA no período de 2011 a 2016. De acordo com Antônio Ramiro Dias Tavares, inspetor geral de fiscalização da Receita Estadual, o órgão já soma o valor de quase R$ 500 milhões de proprietários de carros que estão com o imposto atrasado.

“Há alguns anos, nesta época, já fazemos esta operação e vem dando bons resultados. Só com a divulgação da fiscalização os motoristas já buscam regularizar os débitos”, afirmou. O período de inadimplência que a Receita está verificando é de 2011 a 2016. Para quem está com os impostos entre 2011 a 2015 atrasados há a possibilidade de parcelar a dívida em até 5 vezes.

A guia de pagamento pode ser retirada no site da Secretaria da Fazenda. Já quem está com o pagamento deste ano atrasado não pode mais parcelar o valor, é necessário fazer o pagamento do IPVA em parcela única.

A ação conta com o apoio da Polícia Militar e também da Secretaria Municipal de Trânsito que, juntos, estão realizando blitz nas cidades. Através de um sistema online, os agentes da receita identificam os carros e motos com dívidas e os policiais fazem a abordagem.

A Receita faz apenas a cobrança do IPVA, mas caso haja alguma irregularidade referente a documentação o veículo pode ser apreendido e uma multa no valor de R$ 191 é gerada, além disso o motorista perde sete pontos na carteira.

Essa fiscalização vai se estender até o dia 9 de dezembro.