Receita doa ônibus de sacoleiros

Desde o início de 2005, a Receita Federal em Foz do Iguaçu começou a colocar em prática um projeto antigo: dar um destino mais adequado aos ônibus apreendidos no transporte de contrabando na fronteira com o Paraguai. De acordo com o delegado da Receita em Foz, José Carlos de Araújo, até agora foram doados cerca de 50 ônibus para realizar o transporte escolar de crianças, principalmente da área rural.

?Atendemos pedidos de prefeituras, escolas, Apaes. Nós recebemos essas solicitações e, na medida do possível, vamos atendendo?, explica Araújo. As doações feitas pela Receita em Foz estão beneficiando alunos de todo o Paraná e Santa Catarina. Araújo não soube precisar a quantidade, mas afirma que existe uma grande demanda por ônibus, criando uma fila de espera de doações.

Todos os carros doados são provenientes de apreensões na fronteira com o Paraguai. Além de apreender o contrabando, a Receita também apreende o veículo que transporta os sacoleiros. Hoje existem cerca de 400 ônibus no pátio da Receita em Foz aguardando a resolução de pendências judiciais para serem doados. Araújo explica que muitas companhias recorrem à Justiça para reaver seus veículos apreendidos.

Comprometimento

Além da doação dos ônibus, já é prática comum da Receita Federal doar mercadorias contrabandeadas apreendidas para instituições de caridade. Na maioria das vezes, essas fundações e institutos organizam bingos e rifas desses produtos, para gerar renda.

Só em junho deste ano, a Receita Federal em Foz doou R$ 1,93 milhão em mercadorias contrabandeadas, beneficiando 18 instituições.

Voltar ao topo