PUC festeja 44.º aniversário na sexta

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná celebra, na próxima sexta-feira, 14 de março, o seu 44.º aniversário de fundação. “Temos claros propósitos de interiorização da universidade e nítida consciência de nossa razão de ser nos quadrantes do Paraná”, declarou, anteontem, o reitor Clemente Ivo Juliatto, ao anunciar o lançamento da pedra fundamental do campus Londrina. “Com o mesmo dinamismo e competência que atuamos em Curitiba e São José dos Pinhais, começamos, em 2001, o primeiro ano letivo no campus Londrina, e, em 2002, o campus Toledo. Brevemente, esperamos iniciar as atividades também no campus Maringá.”

De acordo com o educador, foram muitas as pessoas de visão, comprometidas com o desenvolvimento e com o futuro do Paraná, que contribuíram para tornar realidade este sonho. “Dentro da configuração de diversos fatores favoráveis apresentados, foi, principalmente, a união da comunidade, do poder público e da Igreja, o argumento decisivo que convenceu a Sociedade Paranaense de Cultura, mantenedora da PUC, a abrir estes campi”, ressaltou.

A interiorização da universidade representa a abertura de oportunidades educacionais e investimento na cidadania e na democracia. “Implantar estas novas unidades de ensino superior não é apenas iniciativa de grande repercussão e sintonia social, mas, sobretudo, demonstração inequívoca de valorização e crença na juventude”, sublinhou Clemente. “É a melhor tentativa de assegurar um futuro mais próspero para a sociedade, pois a juventude, principal beneficiária, sempre foi e continua sendo a maior esperança da nação brasileira.”

Origem e evolução

A então Universidade Católica do Paraná foi instituída em 14 de março de 1959. Nasceu do sonho do arcebispo da época, dom Manuel da Silveira Delboux, concretizado pela união de diversas escolas católicas de ensino superior de Curitiba. De início, vinculou-se à Cúria Metropolitana até que, em 1974, passou a ser administrada pelos Irmãos Maristas. Em 1977, foi adquirido da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) o Hospital Universitário Cajuru.

Em 6 de agosto de 1985, a Sagrada Congregação para a Educação Católica, órgão da Santa Sé, no Vaticano, outorgou à Universidade Católica o título de Pontifícia (PUC). A união de esforços com a Prefeitura de São José dos Pinhais resultou na criação, em 1991, do campus naquela cidade.

Como universidade comunitária, volta-se cada vez com mais transparência para os aspectos sociais, principalmente para aqueles de atendimento às comunidades carentes. Dessa forma, estabelece parcerias com outras entidades e desenvolve projetos de extensão em diversas localidades do Paraná. Há núcleos em funcionamento do Programa de Ação Comunitária e Ambiental nos municípios de Guaraqueçaba, Paranaguá, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande. Outros dois estão prestes a ser inaugurados. Além de obras assistenciais, em Guaratuba gerencia o Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos -CPPOM-PUC.

A Aliança Saúde PUC-Santa Casa de Misericórdia de Curitiba integra cinco estabelecimentos: Hospital de Caridade da Santa Casa, Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz, Hospital Universitário Cajuru, Hospital Comunitário Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Hospital e Maternidade Alto Maracanã, de Colombo.

O Lumen Centro de Comunicação cumpre a tarefa de organizar, integrar e gerenciar organismos de comunicação, mantidos pelos Irmãos Maristas e geridos pela PUC. Fazem parte do Lumen a Rádio Clube Paranaense (AM e FM), a Rádio Paraná, a repetidora da Rede Vida, a Editora Universitária Champagnat, a editora do jornal Voz do Paraná e outros veículos. A Rádio Educativa FM (99,5 MHz) e a TV Educativa (canal 16 UHF) estarão no ar em breve.

Voltar ao topo