Projeto oferece cursos profissionalizantes

As irmãs Vera Lúcia, de 37 anos, e Eliane de Souza Oliveira, de 31, em breve estarão de mudança para a casa que elas mesmas construíram. Para realizar o sonho que trouxeram na bagagem há mais de cinco anos, quando vieram de Formosa do Oeste, no norte do Paraná, para procurar trabalho em Curitiba, elas decidiram aprender um novo ofício. Hoje, são pedreira e carpinteira, além de responsáveis pelo projeto da casa, que tem cozinha conjugada com a sala, um quarto, lavanderia e banheiro. Logo deixarão o antigo endereço no Guabirotuba, onde pagam aluguel, para morar no Rio Bonito, localizado no bairro Campo de Santana, região sul da cidade.

As duas irmãs fizeram o curso básico de pedreiro e carpintaria na Escola Municipal Donatilla Caron dos Anjos, no Guabirotuba, uma das 32 do Comunidade Escola, projeto da Prefeitura de Curitiba que oferece cursos profissionalizantes e atividades de cultura e lazer, nos finais de semana. ?A construção da casa é um serviço bastante cansativo e nós só podemos trabalhar aos sábados e domingos?, diz Vera Lúcia.

O sucesso da obra, que começou há pouco mais de três meses e já está adiantada, é resultado da força de vontade das duas irmãs que trabalham como empregadas domésticas, e também da colaboração do pedreiro Valério Cavalheiro, voluntário do Comunidade Escola. Cavalheiro começou a ensinar, no começo deste ano, as irmãs Vera e Eliane a preparar a argamassa, assentar tijolos, fazer a fundação, calçada e noções básicas de instalações elétricas e hidráulicas. Impressionado com a determinação das alunas, o voluntário não mediu esforços para ensinar as irmãs e ainda participa da construção orientando as alunas.

Assim como Vera e Eliane, outras pessoas da comunidade têm a mesma oportunidade e estão fazendo o curso na Escola Donatilla Caron. Para mais informações: www.curitiba.pr.gov.br. (SMCS)

Voltar ao topo