Melhorias

Projeto discute soluções para o litoral

Proporcionar melhorias na qualidade de vida da população que habita o litoral paranaense. Este foi o objetivo de uma reunião realizada ontem entre integrantes do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e representantes dos municípios de Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná.

Dentro de um projeto intitulado “Agenda Parlamentar”, o Crea-PR realizou diagnósticos, com levantamentos das principais necessidades presentes nos municípios e propostas visando o desenvolvimento.

“Estamos entregando a prefeitos e vereadores cadernos técnicos com orientações realizadas com base nos diagnósticos. As melhorias propostas devem ser feitas pelos municípios, contando com o apoio do Crea-PR e das associações municipais”, comentou o gerente regional de Curitiba do Crea-PR, Mário Gelbert.

Entre os assuntos discutidos nos municípios litorâneos estão a readequação do plano diretor, o gerenciamento de resíduos de construção civil, a padronização e regulamentação das calçadas com foco na acessibilidade, a numeração das residências, indentificação das ruas, limpeza de rios e riachos, criação de uma linha de ônibus turística e arborização urbana.

“São problemas que com poucos recursos e muita criatividade podem ser resolvidos. Além de gerar maior qualidade de vida aos moradores do litoral, as propostas também podem contribuir para facilitar a vida dos turistas, que irão encontrar praias mais limpas, com acessos mais fáceis e menores problemas de trânsito”, disse o gerente da assessoria de apoio a entidades de classe do Crea-PR e coordenador do “Agenda Parlamentar”, Claudemir Prattes.

Através do projeto “Agenda Parlamentar”, já foram elaboradas 240 propostas de melhorias para 31 municípios paranaenses. Destas propostas, cem já foram implantadas ou estão em fase de implantação. No litoral paranaense, são vinte propostas, sendo que dez já começam a ser colocadas em prática.