Respeito

Projeto de lei valoriza faixa de pedestres

O desrespeito à faixa de pedestres é grande em Curitiba. Na cidade, é raro encontrar motoristas que parem para que as pessoas que estão a pé possam atravessar se não houver um semáforo lhes indicando cor vermelha. Geralmente, mesmo com a presença das faixas, os pedestres perdem um tempo grande até conseguirem uma folga entre os veículos.

Com o objetivo de mudar esta situação e evitar atropelamentos, o vereador Denílson Pires (DEM) elaborou um projeto de lei que visa tornar obrigatória a parada de veículos diante das faixas de pedestres. O mesmo já foi protocolado na Câmara de Vereadores da capital.

“O projeto reforça o Código de Trânsito, que define o desrespeito à faixa como transgressão. É preciso que, em Curitiba, as autoridades reforcem a fiscalização relativa ao respeito à faixa de pedestres. Isto já acontece em outras cidades do Brasil e do mundo com resultados bastante positivos”, afirma Denílson.

O projeto prevê que as punições aplicadas aos motoristas que não respeitarem as faixas sejam as mesmas previstas no Código de Trânsito. Nele, o artigo 214 pune o desrespeito à faixa com multa de R$ 192,00 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Além disso, o vereador quer organizar uma campanha, denominada “Pé na Faixa”, com o intuito de conscientizar a população sobre o assunto. “O objetivo será conscientizar tanto os motoristas como os pedestres. É um desafio”, diz.