Medicamentos

Projeto de lei do PR quer tratamento gratuito de dermatite atópica pelo SUS

alergia na pele
Foto: Freepik.

Os medicamentos para o tratamento da Dermatite Atópica poderão ser oferecidos gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que propõe o projeto de lei da deputada estadual Maria Victoria (PP). A parlamentar enviou um requerimento à ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, solicitando a incorporação dos inibidores das enzimas Janus Kinase (JAK) Abrocitinibe, Upadacitinibe, Baricitinibe e imunobiológicos, a exemplo do Dupilumabe, que são medicamentos cuja bula foi aprovada com indicação específica para o tratamento da dermatite atópica.

“Nenhum desses medicamentos está à disposição dos usuários do SUS, e apenas poucos planos de saúde cobrem o tratamento da dermatite atópica com essas medicações. São remédios mais modernos e mais eficazes”, afirma a deputada.

LEIA TAMBÉM:

>> Mais de R$ 2,8 milhões de um único CPF estavam ‘esquecidos’ nos bancos

>> Lotérica de Curitiba comemora ‘Bodas de Ouro’ da sorte: conheça a Talismã

Maria Victoria explica que alguns dos medicamentos, a exemplo do Baricitinibe e Upadacitinibe, já foram incorporados pelo SUS, porém possuem indicação para o tratamento de outras doenças, a exemplo da artrite reumatóide.

“O SUS já adquire esses medicamentos. Precisamos incorporá-los aos protocolos de tratamento da dermatite atópica já que as bulas já orientam sobre o uso no tratamento da dermatite atópica”, reforça.

Dados

A dermatite atópica é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas, geralmente acometendo dobras dos braços e parte de trás dos joelhos. Não é doença contagiosa e pode vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia apontam que 59% dos brasileiros já tenham apresentado pelo menos um dos sintomas característicos da dermatite atópica. Porém, o diagnóstico correto para a doença ocorreu em apenas 1% dos casos. Outros 2% dos casos foram diagnosticados como alergia.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.