Programa do Leite começa neste mês

As Secretarias da Agricultura, da Fazenda, do Planejamento, da Saúde e do Trabalho apresentaram ontem para o governador Roberto Requião o modelo do projeto de distribuição do leite. O programa vai ser implantado ainda neste mês e atenderá, a princípio, duas regiões, a do Vale do Ribeira e em 25 municípios da Região Central do Estado, atendendo 12.500 crianças de seis a 36 meses pertencentes a famílias com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo.

Segundo a secretária do Planejamento, Eleonora Fruet, a escolha por essas regiões partiu de estudos que apontaram a seguinte combinação: menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) somado a uma condição de desnutrição infantil. “É um projeto muito complexo, que demandaria uma logística brutal para iniciar em todos os municípios do Paraná. Por isso, a decisão de iniciar o programa nessas duas regiões, que são as mais deprimidas do Estado”, explicou Eleonora.

Inicialmente, o leite será distribuído às famílias utilizando a estrutura das escolas estaduais, de 2.ª a 6.ª-feira, com limite de dois litros de leite por família atendida. A opção pela distribuição nas escolas se dá por vários fatores, entre eles a condição de armazenamento do leite e a proximidade com as famílias. Além disso, a idéia é aumentar a capacidade de refrigeração das escolas e treinar pessoas para manipular o leite. No Vale do Ribeira, os municípios de Rio Branco do Sul e Cerro Azul têm o maior número de crianças atendidas. Já na Região Central, Pitanga, Ortigueira e Reserva são os com mais crianças nas condições para participar do programa.

Com o programa, o governo pretende reduzir a desnutrição infantil e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento das cadeias locais e regionais do leite, estimulando a produção, renda e manutenção de empregos no campo, já que o leite a ser distribuído será fluído pasteurizado.

Voltar ao topo