Equipe especializada

Programa de saúde atenderá moradores de rua em Curitiba

A população de rua passa por uma série de dificuldades, entre elas a vulnerabilidade e o uso de drogas e álcool. Para atingir este contingente de pessoas, especialmente crianças e adolescentes, a prefeitura de Curitiba vai implantar em 2010 o projeto Consultório de Rua.

 A atividade funcionará em parceria com o Ministério da Saúde. A ideia é reduzir os danos já causados pelas drogas e pelo álcool nos moradores de rua. O incentivo do governo federal será destinado a 14 municípios brasileiros, entre eles Curitiba.

Uma equipe especializada vai trabalhar em um veículo adaptado, como se realmente fosse um consultório, para abordar e acolher crianças e adolescentes que moram nas ruas.

“Esta é mais uma estratégia e não será milagrosa. Mas vai ajudar na adesão ao tratamento, que é um grande problema”, comenta a superintendente de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Chomatas.

O Consultório de Rua estará interligado com toda a rede de saúde hoje disponibilizada. O projeto ainda está em fase de elaboração, mas a equipe especializada deve trabalhar no horário noturno, entre 19h e 23h, de segunda a sexta-feira. O veículo vai parar onde houver pessoas vulneráveis, inclusive com a presença da Fundação de Ação Social (FAS).

“Vai funcionar como uma espécie de interlocução entre o posto de atenção com o resto da estrutura. Não é uma ambulância. A equipe vai orientar e encaminhar para o atendimento especializado”, explica Eliane. O Consultório de Rua deve começar a funcionar entre fevereiro e março do ano que vem.