Programa Agrinho premia estudantes e professores

Trezentos e sessenta e cinco prêmios foram distribuídos ontem, para alunos e professores que participaram do programa Agrinho. Eles foram escolhidos por uma banca especializada, que avaliou 3,2 mil trabalhos nas categorias Desenho, Redação e Experiência Pedagógica. Também foram premiados os municípios que mais se envolveram no projeto. A cerimônia foi realizada em Curitiba.

Em 2006, quase 1,7 milhão de crianças e cerca de 53 mil professores nos 399 municípios do estado participaram do programa, proposto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e governo do estado, entre outras instituições.

A coordenadora pedagógica do Senar, Patrícia Lupion Torres, explica que a entidade encaminha o material para as crianças e professores com os temas Meio Ambiente, Saúde, Cidadania e Trabalho e Consumo. Os professores desenvolvem projetos em cima deste material e destes assuntos, que envolvem os alunos por até seis meses. Os alunos formulam trabalhos sobre os temas tratados. Em outubro, as redações, os desenhos e os relatórios dos professores são encaminhados para a avaliação de uma banca especializada. ?Percebemos que a cada ano melhora a qualidade dos trabalhos?, comenta Patrícia.

Os municípios que mais se envolveram com o programa também foram premiados ontem. Este foi o 11.º ano de programa. O presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, faz uma avaliação positiva sobre o projeto. ?Estamos formando uma nova geração com conhecimento em meio ambiente, saúde, consumo e cidadania. É uma geração de cidadãos responsáveis?, afirma. 

Voltar ao topo