Professores da UTFPR podem entrar em greve

O próximo dia 22 pode marcar o início da primeira greve da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Na noite da última quarta-feira, o Sindicato de Professores do Cefet (Sindocefet) convocou uma assembléia para discutir, entre outros temas, a campanha salarial de 2005, e foi ventilada a possibilidade da paralisação. Na próxima quinta-feira, haverá nova assembléia que definirá se a greve começa mesmo no dia 22.

A professora Silvana Heidemann Rocha, secretária do Sindocefet, explicou que a mudança para universidade não interrompeu a luta pelos direitos dos professores. ?Queremos o reajuste mínimo de 18%, que na verdade cobre as perdas inflacionárias, e que ele seja dado no vencimento básico?, diz. Inicialmente, o governo federal aceitou o reajuste, desde que ele pudesse ser pago a partir de janeiro de 2006. Porém, a condição de pagamento proposta não agradou, já que essa correção seria feita em cima de gratificações. ?Não é justo, porque há diferença de gratificações entre professores que só dão aula para nível superior e para aqueles que dão aula também para ensino médio?, diz Silvana.

O estabelecimento de carreira única é outra reivindicação do grupo, que também pede paridade de reajuste para os aposentados e a realização de concurso público para contratação imediata de novos docentes.

Em uma ação mais direcionada, a assembléia de quarta-feira serviu para oficializar o repúdio ao documento emitido pela direção da UTFPR, que orienta um policiamento do trabalho quantitativo dos professores. ?O que tem que haver é um controle da qualidade do trabalho dos professores, o que é diferente. Esse tipo de controle imposto de nada adianta?, finalizou. 

Voltar ao topo