Professores da RMC recebem tablets para uso em sala de aula

Os professores do ensino médio das escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana receberam os tablets para o trabalho em sala de aula. A entrega simbólica aconteceu nesta quinta-feira (6), no auditório da Faculdade de Artes do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba. A distribuição de 32 mil aparelhos será concluída até o mês que vem. Até agora, 90% já estão com os professores.

A entrega representa avanço em relação ao uso de novas tecnologias nas escolas estaduais. “Os tablets vão organizar e otimizar o trabalho diário do professor, além de ser uma ferramenta ágil para pesquisas e outras ações relacionadas à prática profissional”, ressaltou o diretor de Tecnologia Educacional da Secretaria da Educação, Rogério Bufrem Riva.

A expectativa dos professores é que os tabletes ajudem nas relações de ensino e de aprendizagem. “O uso de novas tecnologias está mais presente no dia a dia do aluno”, disse a professora de química do Colégio Estadual Alfredo Chaves, em Colombo, Débora Cavalli. Ela lembrou que a tecnologia é uma aliada para que o professor transforme a informação em conhecimento para o aluno.

CAPACITAÇÃO – Os professores dos núcleos regionais de Educação que já receberam os tablets vão participar de eventos de capacitação para o uso adequado do aparelho. As oficinas acontecem de forma presencial e com o apoio das Coordenações Regionais de Tecnologias Educacionais.

Os tablets integram o Programa Sala de Aula Conectada, que levará internet sem fio para dentro de todas as salas de aula das escolas estaduais. O Governo do Paraná pretende investir no programa R$ 62 milhões. A maior parte para adequação da infraestrutura das escolas para instalação da internet sem fio, além da capacitação dos profissionais da educação.

O projeto conta ainda com instalação de 3.700 lousas digitais – a intenção da Secretaria da educação é ampliar para 40% o número de salas de aulas com a lousa. Até o final de 2014, a proposta é conectar cerca de 60% das escolas estaduais.

REGISTRO ONLINE – Outra ação do programa é o Registro de Classe Online – um projeto-piloto implantado em 16 escolas estaduais, na capital e no interior. Os professores utilizam o tablet para registrar a frequência dos alunos, as atividades dos professores e as notas são registradas nos tablets ou nos computadores dos laboratórios da escola, ou em qualquer local que se tenha acesso à internet.

Voltar ao topo