Procon na Boca Maldita no Dia Internacional do Consumidor

Bancos e telefônicas lideraram a lista de reclamações no Procon-PR em 2012. O órgão de defesa do consumidor atendeu, no ano passado, 192 mil pessoas em todo o Estado, das quais 124.851 só em Curitiba e região. O ranking foi divulgado ontem, no Dia Internacional do Consumidor.

Entre os assuntos mais reclamados, os bancos ficaram em primeiro lugar, com 7,21% dos atendimentos, seguido pelas empresas de telefonias fixa (5,21%), móvel (4,90%), cartões de crédito (3,94%) e internet rápida (2,46%). Com 7.333 atendimentos, a empresa de telefonia, TV a cabo e internet Oi foi a campeã, seguida pelo Itaú, com 4.413 queixas. Na sequência, aparecem as operadoras de telefonia móvel e internet Claro (2.684) e TIM (2.592) e as instituições financeiras Santander (1.663) e Bradesco (1.543).

Primeira colocada, a Oi informa que em 2012 investiu R$ 6,6 bilhões na expansão da rede e na qualidade dos serviços prestados a seus clientes. “Para esse ano, a companhia prevê mais R$ 6 bilhões de investimentos em todo o País, que serão destinados à expansão e melhoria da infraestrutura, novas tecnologias e melhorias de processos, para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços oferecidos aos clientes”, destaca, em nota.

Na rua

Apesar da chuva, vários consumidores compareceram à feira de serviços organizada pelo Procon-PR na Boca Maldita. A diretora do Procon, Claudia Silvano, conta que já existe projeto para tornar esse tipo de atendimento de rua uma realidade. “Se o consumidor não vai até o Procon, a gente vai até o consumidor. Já estamos elaborando projeto para dar continuidade a esse tipo de atendimento itinerante em locais públicos e terminais de ônibus”.

A professora Miriam Cheski se aproximou do estande só por curiosidade e saiu de lá com seu problema de débito indevido encaminhado. “Um provedor de internet está descontando R$ 16 da minha conta todo mês, já faz um ano. Eu nunca contratei o serviço”, reclama.

Vídeo dá dicas ao consumidor

A data também marcou o lançamento do vídeo educativo “Consumo responsável, cara. Compre esta ideia!”, voltado para o jovem consumidor. Segundo a diretora do Procon, a animação tem linguajar próprio e acessível e busca mostrar de forma objetiva e divertida, conceitos básicos sobre os direitos do consumidor. “É um público fácil de atingir enquanto consumidores, mas difícil de conscientizar. Eles são mais impulsivos”, comenta Claudia Silvano. O vídeo está disponível no site www.procon.pr.gov.br.