Prevenção reduz número de afogamentos no Litoral do Estado

O Corpo de Bombeiros realizou 103 salvamentos entre sexta-feira (20) e terça-feira (24) de Carnaval. Este número representa queda de 55% nos números em relação ao feriado do ano passado, que foi de 224. As mortes por afogamento também caíram, passaram de cinco, no feriado de 2008, para uma, neste ano. Segundo o tenente Leonardo Mendes dos Santos, da Comunicação Social dos Bombeiros, esse resultado foi obtido pelo trabalho intenso de prevenção realizado na Operação Carnaval, que encerra nesta quarta-feira à noite.

“Também contamos com a quantidade máxima do efetivo de 500 bombeiros”, relatou. Ainda segundo o tenente, as condições climáticas no feriado do ano passado estavam piores. “Choveu praticamente todos os dias de Carnaval e, neste ano, só choveu um. Mesmo assim tivemos redução no número de salvamentos e afogamentos”.

Nos cinco dias do feriado, os bombeiros realizaram pouco mais de 13 mil orientações, mais de 22 mil em 2008. “As advertências diminuíram, porque as pessoas ficaram mais conscientes em relação aos cuidados que devem ter no mar”, avaliou.

Postos

Dentro do trabalho preventivo, o Corpo de Bombeiros começou o trabalho, em 30% dos postos guarda-vidas, a partir das 6h30, para fazer a segurança de pessoas que entrassem no mar depois das festas da madrugada. “Os postos normalmente começam a funcionar a partir das 8h, mas uma parte foi escolhida para iniciar mais cedo por ser próxima aos locais onde aconteceram as festas com trios elétricos, como Caiobá, em Matinhos; Praia de Leste, em Pontal do Paraná; e Praia Central de Guaratuba”.

Os bombeiros também contaram com equipamentos como motoaquáticas, pranchas e até o helicóptero do Governo do Estado para fazer buscas e dar apoio aos salvamentos. “Com certeza esses equipamentos foram menos requisitados este ano, porque a demanda foi bem menor e as pessoas respeitaram mais as orientações dos bombeiros”, disse.

Siate

O Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (Siate) realizou 96 atendimentos nesse feriado, contra 122 no ano passado. As principais ocorrências foram pequenos acidentes de trânsito e pessoas que se acidentavam na rua, por conta do excesso de ingestão de bebidas alcoólicas.