Prevenção ao câncer de mama

Londrina – A Unidade de Saúde Jardim Sol, na região central de Londrina, promove desde quarta-feira, até o dia 13 de dezembro a Campanha de Detecção Precoce do Câncer de Mama e de Colo de Útero. Para atingir maior número de mulheres, a unidade encaminhou uma equipe que, nos dois últimos dias, entregou convites e fez o agendamento de exames preventivos para cerca de 500 mulheres moradoras do bairro Nossa Senhora da Paz (região oeste). A unidade, onde serão colhidos os materiais de exame, está localizada na Rua Via Láctea, 977.

Segundo a coordenadora da UBS Léia Pereira, muitas mulheres ainda apresentam resistência em passar por exames preventivos por medo de que alguma doença seja diagnosticada. "Elas têm medo até de pronunciar a palavra câncer e acabam não procurando pelo serviço nunca", disse. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 30% das mulheres brasileiras submetem-se ao exame citopatológico pelo menos três vezes na vida, o que resulta um diagnóstico da doença já na fase avançada em 70% dos casos.

Para atingir maior número de mulheres moradoras da região onde está instalada a unidade de saúde, a equipe enviada aos bairros fez levantamento de quantas mulheres ainda não fizeram exames preventivos, entregou folhetos informativos sobre o câncer de mama e de colo de útero e agendou consultas para o período de realização da campanha. "As mulheres não terão de ir até a unidade de saúde duas vezes, uma para marcar e outra para colher o material. Queremos facilitar as coisas para que elas se sintam estimuladas a nos procurar. Existem mulheres que vão ao posto uma vez por ano para fazer o exame, outras nunca apareceram", disse a coordenadora. Segundo Léia, a unidade de saúde do jardim do Sol realiza a média de 9 exames ginecológicos por dia, mas esses números ainda precisam crescer.

A Campanha de Detecção Precoce do Câncer de Mama e de Colo de Útero vai mobilizar toda a equipe especializada da unidade de saúde, o médico ginecologista e estagiárias do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), para que o material a ser usado para o exame seja colhido. Além de passarem pela consulta ginecológica, as mulheres vão receber, conforme a coordenadora, orientação sobre outros tipos de doenças, como as sexualmente transmissíveis (DST/Aids).

A unidade de saúde do jardim do Sol funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, e atende população de 9.000 habitantes, residentes dos bairros jardim do Sol, jardim Nossa Senhora da Paz, Shangri-lá B e Paranoá 1 e 2.

Câncer

O câncer do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. Seu pico de incidência está entre 40 e 60 anos de idade. Apenas uma pequena porcentagem ocorre abaixo dos 30 anos. Já o de mama se apresenta como a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa de 40 a 69 anos.

Cerca de 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar as mamas. Porém, um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que a doença é descoberta. Cerca de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados.

Voltar ao topo