Presídio em Catanduvas fica pronto em dezembro

O Ministério da Justiça garante que não tem planos para transferir o traficante Fernandinho Beira-Mar, atualmente preso em Florianópolis, para o presídio federal que está sendo construído no município de Catanduvas, no Oeste do Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, possíveis mudanças do preso são especulação. Contudo, o ministério afirma que o presídio deve ficar pronto em dezembro. O prédio terá capacidade para abrigar 200 presos de alta periculosidade e deve custar pouco mais de R$ 17 milhões, disponibilizados por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

A idéia do governo federal é chegar ao final de 2006 com cinco presídios desse tipo: em Campo Grande (MS), Catanduvas, Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e em local ainda não definido no Sudeste do País.

O presídio de Catanduvas terá celas individuais e um rígido esquema de segurança: vigilância interna integral, visitas restritas e pré-agendadas e nenhum contato com o exterior e deve iniciar suas atividades em janeiro. O concurso de agentes penitenciários já foi concluído e eles passam agora por uma capacitação. Segundo o ministério, esses presídios não têm a intenção de diminuir a população carcerária, mas sim tornar as demais penitenciárias administráveis. O prefeito de Catanduvas, Aldoir Bernart, diz que não tem medo de receber presos perigosos, e que a população também não teme fugas. ?Todos aqui viram a segurança que o lugar terá, por isso estão tranquilos?, diz Bernart. 

Voltar ao topo