Premiação

Presidente da Copel é eleito executivo do ano no setor elétrico pelo Valor Econômico

Imagem mostra Daniel Slaviero, presidente da Copel
Daniel Slaviero assumiu presidência da Copel em 2019. Foto: Gabriel Reis/Valor Econômico

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, foi eleito o executivo de melhor desempenho no setor de energia em todo o Brasil no ano de 2024. À frente da maior empresa do Paraná há seis anos, ele recebeu na segunda-feira (16), em São Paulo, o prêmio Executivo de Valor, do Valor Econômico, uma distinção concedida após pesquisa com empresas de seleção e recrutamento do país.

Slaviero ressaltou que os avanços recentes da Copel têm como foco impulsionar o desenvolvimento do Paraná. “Este reconhecimento reflete uma gestão focada em eficiência, responsabilidade e compromisso com a entrega de energia de qualidade. Estar à frente da Copel em um momento tão marcante da sua história de 70 anos é uma honra que compartilho com um time empenhado em entregar os melhores serviços a cada um de nossos mais de 11 milhões de clientes”, comentou.

Irmão do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, Daniel Slaviero foi convidado para a presidência da Copel em 2019 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Em pouco mais de seis anos dirigindo a companhia, para mim é consagrador receber este prestigiado prêmio, ao lado de executivos e executivas que estão fazendo a diferença no Brasil. Ninguém faz nada sozinho. Faço um registro particular ao governador do Paraná, Ratinho Junior, que teve a ousadia de me indicar à presidência da Copel e dar todo o suporte, quando a empresa ainda era estatal. Em agosto de 2023, a Copel se transformou em uma empresa privada, sem controlador definido. Todos que estamos nessa jornada temos responsabilidade com o Brasil”, afirmou.

Em 2024, a Copel atingiu um marco importante: 100% de sua matriz elétrica foi descarbonizada — ou seja, toda a energia gerada pela Copel provém de fontes renováveis. São 6 GW (gigawatts) de capacidade instalada, provenientes de usinas hidrelétricas, eólicas e solares. A empresa faz parte do Índice de Sustentabilidade da bolsa de valores brasileira (B3), e se destaca entre as empresas mais sustentáveis do mundo no ranking Carbon Clean 200.

“Temos o dever e a obrigação de mostrar que uma empresa de natureza jurídica privada pode e deve gerar mais valor a todos os stakeholders. Quando falo em geração de valor reafirmo a minha crença que é possível fazer isso de maneira equilibrada, com visão de longo prazo, e gerando valor a todos aos nossos clientes, os acionistas, colaboradores e à sociedade”, frisou Slaviero.

Em 2025, a companhia destina R$ 2,5 bilhões ao segmento de distribuição de energia ao consumidor final no Paraná. São 19 novas subestações e 80 ampliações em andamento. Outro destaque são os programas voltados ao fortalecimento das redes elétricas que atendem áreas rurais e de novas tecnologias dedicadas à automação e redes inteligentes.

Premiação Executivo de Valor

A premiação Executivo de Valor é realizada pelo jornal Valor Econômico e chega a sua 26ª edição reconhecendo as habilidades de gestão dos executivos em 25 setores da economia e quatro categorias especiais. A avaliação da gestão dos profissionais é feita por 14 empresas integrantes da Association of Executive Search and Leadership Consultants (Aesc), em duas rodadas de votação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna