Prefeitura restringe estacionamento nas ruas da capital

Começará a valer na segunda-feira a proibição de estacionamento das 17h às 20h na Rua Coronel Dulcídio, no Batel. A área será usada como faixa adicional para circulação de veículos no horário de pico. O projeto da Prefeitura de Curitiba é melhorar a fluidez em algumas ruas que atravessam a região central da capital e enfrentam problemas de lentidão. ?A região central tem sido a mais afetada pelo aumento da frota de veículos da cidade, que tem crescido em média 6,5% ao ano. Cerca de um terço da frota, entre 300 e 400 mil veículos, passam diariamente pela região central, criando a necessidade urgente de ações de melhoria da mobilidade urbana?, explica a engenheira Rosângela Battistella, diretora de trânsito da Urbs.

Além da Coronel Dulcídio, que chega a registrar fluxo de 3,4 mil veículos/hora nos horários de pico, também haverá mudanças nas Ruas Brigadeiro Franco (pico de 4,2 mil veículos/hora), Desembargador Motta (5,2 mil veículos/hora) e Ângelo Sampaio (3,9 mil veículos/hora).

Punição

Durante a primeira semana da nova sinalização, os agentes de trânsito vão dar prioridade ao trabalho educativo, e emitirão autos de infração apenas em caso de desobediência às orientações. Das 17h às 20h, os motoristas não poderão deixar carros estacionados no local. Quem deixa o carro estacionado em local proibido pratica infração ?média? prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que resulta em 4 pontos na carteira do motorista e multa de R$ 85,13.

O Estacionamento Regulamentado (EstaR) das quatro ruas será mantido, das 9h às 17h, com a exigência de uso do cartão – que custa R$ 1 e vale por uma hora. O limite de tempo para uso das vagas naquelas ruas é de até duas horas, com dois cartões.

Voltar ao topo