Prefeitura faz lançamento da campanha de prevenção à aids

A Coordenação Municipal do Programa de DST/Aids da Prefeitura de Curitiba lança nesta sexta-feira (1) a campanha de prevenção do Carnaval 2008. O lançamento será às 14 horas, na Estação Rodoferroviária, no bloco estadual, plataforma de embarque para o Litoral paranaense. No local, equipes do programa, agentes de saúde e ongs parceiras do programa estarão distribuindo preservativos e material educativo aos viajantes.

Nos quatro dias de folia, de sábado a terça-feira (4) o programa de prevenção à aids distribuirá 25 mil preservativos e 25 mil folderes em bailes populares, desfiles de rua, clubes e boates da cidade. A abordagem para distribuição dos folderes e dos preservativos será feita em conjunto com as ongs parceiras do programa.

A abordagem está sendo feita também nos barracões onde as escolas de samba da cidade fazem os ensaios para os desfiles na avenida Cândido de Abreu. O material educativo produzido pela Secretaria Municipal da Saúde e enviado pelo Ministério da Saúde mostra os riscos de se pegar aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e ensina a usar corretamente os preservativos.

"A prevenção à aids é feita o ano todo na rede municipal de saúde, mas é preciso um reforço no Carnaval, quando as pessoas se soltam mais e muitas vezes não tomam o maior cuidado de todos, que é usar o preservativo e garantir nos dias de folia o sexo seguro", afirma a coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Mariana Thomaz.

O tema da campanha de Carnaval 2008, definido pelo Ministério da Saúde, é "Bom de cama é quem usa camisinha". A campanha tem como público alvo os jovens, principalmente as mulheres entre 14 e 24 anos. Dados do Ministério da Saúde mostram que nesta faixa etária o número de meninas portadoras do vírus HIV é maior: para cada seis meninos com aids, há 10 meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens, há 10 mulheres.

Além disso, de acordo com pesquisas de comportamento sexual do Ministério da Saúde, pessoas entre 15 e 24 anos têm mais parceiros eventuais do que indivíduos de outras faixas etárias. As pesquisas indicam também que 87% dos homens de 16 a 19 anos usam camisinha nas relações sexuais eventuais, mas só 42% das mulheres usam preservativo nesse tipo de relação.

"Os dados mostram como é importante a prevenção chegar às mulheres, para sejam sensibilizadas e não inibam seu direito de exigir do parceiro que use preservativo" diz a coordenador Mariana Thomaz.

Metas

Uma das ongs parceiras do programa da aids, o Grupo Dignidade, abrirá o desfile de rua do Carnaval de Curitiba, na Cândido de Abreu. A ong entrará na avenida com o Bloco da Diversidade 2008, com o tema "8 jeitos de colocar o bloco na rua e mudar o mundo".

O tema se refere às oito metas do Milênio, entre elas o combate à aids. O grupo desfilará com camisetas padronizadas, confeccionadas com apoio da Prefeitura e Fundação Cultural. O tema está reforçando a campanha de prevenção à aids no Carnaval.

Voltar ao topo