Prefeitura dispensa funcionários dos Faróis

Aproximadamente 80 funcionários que trabalhavam desde março nos Faróis do Saber espalhados por Curitiba foram dispensados pela Prefeitura Municipal, gerando muitas reclamações. A alegação da Prefeitura é que os contratos eram temporários e que todos já sabiam que seriam dispensados.

“A gente descobriu por acaso que seria mandado embora. Não fomos comunicados oficialmente”, reclamou Iracélis de Sousa Rosa. Segundo ela, todas as 80 pessoas fizeram provas para o Paraná Educação no ano passado. Foram aprovadas e começaram a trabalhar nos Faróis em março de 2002. Em março deste ano, com a extinção do Paraná Educação pelo governo estadual, os funcionários passaram a trabalhar nos 45 Faróis do Saber através da empresa ICI, terceirizada da Prefeitura Municipal. O contrato de cinco meses vence no próximo dia 7.

“Como o contrato foi por pouco tempo, não temos direito nem a seguro-desemprego”, declarou Iracélis. Os 80 funcionários trabalhavam na área administrativa, de informática e no auxílio aos usuários. A salário em carteira era de R$ 440,00 para jornada de trabalho de oito horas por dia.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Educação, através da assessoria de imprensa, informou que os funcionários foram repassados à Prefeitura através da Paraná Educação, porque os Faróis estavam se modernizando e precisavam de mão-de-obra especializada. “Contratamos e avisamos que seria por tempo limitado. Todos foram informados disso”, apontou a assessoria. Segundo ela, o serviço que até então era feito pelos funcionários contratados pela ICI passarão a ser exercidos por professores que não podem mais dar aula, em função de laudos médicos. Além dos 80 funcionários, trabalham nos Faróis 60 professores e 80 estagiários. Segundo a assessoria, o atendimento ao público não será prejudicado.

Voltar ao topo