Prefeitura de Telêmaco Borba lança ?Projeto de Educação Musical?

A Prefeitura de Telêmaco Borba uniu as secretarias municipais de Educação e Cultura, Esportes e Recreação para despertar e intensificar ainda mais o desenvolvimento infantil. É o "Projeto de Educação Musical", lançado nesta sexta-feira (16), que deverá atender inicialmente 160 alunos de todas as 21 escolas municipais. "São chances de destacarmos ainda mais o talento dos telemacoborbenses", assegura o prefeito Eros Danilo Araújo.

As duas unidades que atuam em Tempo Integral ? Professor Paulo Freire (Parque Limeira ? Área 6) e a Escola Rural Municipal Santos Dumont (Distrito Industrial da localidade do Triângulo) serão priorizadas, podendo atingir 50 estudantes. Pelo menos cinco alunos das demais unidades escolares serão selecionados para aulas de teoria musical, técnica instrumental, técnica de canto e coral, literatura e arte teatral, com aprendizado em contraturno.

A coordenação será feita por Jean Sampaio, maestro da Banda Marcial de Telêmaco Borba ? campeã nacional e tetracampeã paranaense. "Queremos estender às crianças a possibilidade e promover o hábito da música, principalmente fazer com que gostem e assimilem muito bem a literatura da música erudita e brasileira", conta.

A fase de demonstrações pelas escolas, seguida da escolha dos interessados, tem início para despertar o interesse. Depois, as aulas gratuitas ocorrerão na Casa da Cultura, na sala da Escola de Música da Banda Marcial, de terça a sexta-feira. Na parte da manhã, das 9h às 10h; das 10h às 11h. À tarde, das 14h às 15h e das 15h às 16h.

Gilson Vieira da Silva, secretário de Cultura, Esportes e Recreação, vai além. "Desta forma vamos descentralizar a educação musical, focando também os bairros mais distantes, fazendo com que crianças sejam incluídas socialmente, porque vão conhecer e queremos que apreciem", reforça.

Para a secretária municipal de Educação, Cláudia Maria da Cruz, a arte e a música fazem parte da concepção pedagógica da Rede Municipal, a fim de oportunizar um saber mais completo.

"Os alunos são do 2º. ciclo do ensino fundamental, com idades entre 8, 9 e 10 anos, e queremos estimular o desenvolvimento musical, rítmico, além da acuidade visual e auditiva", disse o professor e assistente Sérgio Ubiratã, frisando que a SME dá apoio pedagógico e logístico.

A intenção é fazer com que a Educação Musical comece a integrar efetivamente a grade curricular da Rede, depois de avaliação do teste iniciado agora num trabalho futuro de longo prazo.

Voltar ao topo