Prefeitura de Curitiba abre licitação para contratar projeto básico do metrô

A Prefeitura de Curitiba fará licitação para contratar a execução do projeto básico para o trecho Norte-Sul do trem metropolitano (metrô). O edital de licitação, que estabelece o preço máximo de R$ 2,087 milhões para a execução do projeto, será publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Município e, na sexta (20), em jornais de circulação estadual e nacional e no Diário Oficial da União.

O prazo para apresentação de propostas se encerrará no dia 6 de setembro e a expectativa da Prefeitura é de que a elaboração do projeto se inicie ainda neste ano. A partir da contratação, a empresa terá 220 dias para entregar o trabalho, o que deve ocorrer em meados do próximo ano.

Do total de recursos para elaboração do projeto básico, 80% serão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU), do Ministério das Cidades, e 20%, do Município. A intenção da Prefeitura é a de que, vencida esta etapa, o projeto do Metrô seja incluído no Plano Plurianual (PPA) da União de 2009/2012.

O projeto básico levantará a viabilidade do que já foi previsto em estudos preliminares feito por equipes técnicas da CBTU, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs). "Não há como pensar o futuro de Curitiba sem uma alternativa moderna capaz de atender às demandas da cidade", afirma o prefeito Beto Richa, que intensificou as negociações com o governo federal para obtenção de recursos para realização do projeto. Richa destaca que todo o processo acontecerá com ampla discussão e avaliação, levando em conta o zoneamento da cidade, o uso e a ocupação do solo em harmonia com o meio ambiente, com a paisagem da cidade e do entorno metropolitano.

Os estudos preliminares foram iniciados em 2005, levando em conta a necessidade de aumentar a capacidade dos eixos Norte e Sul da Rede Integrada de Transporte (RIT), os mais carregados de todo o sistema. Indicaram a necessidade de uma linha de metrô com 22 quilômetros de extensão, entre os terminais Santa Cândida (Norte) e CIC (Sul) e 22 estações de embarque e desembarque, considerando um crescimento de 20% no número de passageiros nestes eixos, que atendem, atualmente, 416.931 mil passageiros por dia.

Projetos

"O metrô não é um projeto de curto prazo, mas o poder público precisa fazer o planejamento das necessidades futuras da cidade. A crescente demanda de passageiros torna necessárias novas tecnologias. Temos investido fortemente nas melhorias no transporte e vamos continuar lutando pela qualidade e pela manutenção dos custos do sistema atual", diz o prefeito Beto Richa.

O prefeito destaca outras medidas que estão em andamento para melhoria do transporte coletivo, como a Linha Verde na antiga BR-116, o "Ligeirão" na avenida Marechal Floriano,e a primeira licitação da história da cidade para a operação das linhas de ônibus atuais.

A avenida Linha Verde está em obras no trecho do Pinheirinho ao Jardim Botânico e terá uma linha especial que vai desafogar de 25% a 30% os ônibus do eixo sul, que ligam o centro ao Capão Raso e ao Pinheirinho.

O projeto do "Ligeirão" exigirá mudanças na canaleta da avenida Marechal Floriano, para desalinhar as estações-tubo. Já em licitação, a reforma da Marechal permitirá a ultrapassagem dos biarticulados "ligeirões", que terão apenas quatro pontos de parada entre o terminal Boqueirão e o centro da cidade.

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