O povo que se lasque!

Por conta de manifestação, ônibus podem parar nesta terça-feira

Motoristas e cobradores protestam contra os frequentes assaltos ao transporte coletivo em Curitiba e na região metropolitana na tarde desta terça-feira (16), na Praça Rui Barbosa. Por conta da manifestação, deve haver paralisação dos ônibus. Segundo o sindicato da categoria, a previsão é que o ato tenha duração de uma hora.

Os trabalhadores devem se reunir na praça às 15h. Conforme o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), com base em dados da Urbs e do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), de janeiro a setembro deste ano foram registrados 2.097 assaltos contra trabalhadores e usuários do transporte coletivo – uma média de 7,71 roubos por dia.

“Estamos pedindo socorro. Todos os dias algum de nossos companheiros ou companheiras é assaltado, ameaçado e sofre a violência na pele. Saímos para trabalhar e não sabemos se voltaremos para casa, para nossas famílias”, afirmou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira. Além do protesto na Rui Barbosa, estão previstas ações de panfletagem nos terminais do Cabral e Pinheirinho.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que a Guarda Municipal, num trabalho suplementar ao da Polícia Militar, realiza constantemente operações presença nos terminais viários, estações-tubo e patrulhamento do itinerário dos ônibus.

De acordo com a administração municipal, de agosto para cá foram intensificados os trabalhos em conjunto com a PM e a Polícia Civil, priorizando os pontos de maior número de ocorrências. A nota esclareceu que imagens das câmeras de segurança nas estações-tubo têm favorecido significativamente as ações de investigação porque auxiliam na identificação dos grupos que atuam na prática dessas infrações.