Pontos próprios para banho chegam a 40 no litoral

Pela quarta semana consecutiva o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) traz uma notícia positiva aos veranistas que estão nas praias do Litoral paranaense. O sétimo boletim de balneabilidade ,divulgado ontem, apresenta novamente um aumento no número de pontos próprios para banho de mar.

Dos 49 locais monitorados semanalmente pelo IAP no Litoral, 42 pontos encontram-se próprios para banho e apenas sete locais foram considerados impróprios e serão sinalizados com bandeiras vermelhas.

Os resultados positivos desta semana ocorreram em Guaratuba, onde dois pontos passaram de impróprios para próprios em condições climáticas normais. São eles: o ponto localizado na Prainha de Guaratuba, 80 metros à esquerda do córrego e na Barra do Saí, ponto localizado na Rua Guairacá. Em Morretes, o ponto monitorado no Rio Nhundiaquara, no Largo Lamenha Lins, passou de próprio para impróprio para banho.

“Ao todo, 26 pontos serão sinalizados com bandeiras azuis e 16 pontos serão sinalizados com bandeiras amarelas. Estes, em condições climáticas normais são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados”, informa o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto. Os resultados das análises serão divulgados semanalmente até o final do mês de março, no endereço eletrônico www.iap.pr.gov.br.

Orientação

Três centrais de informações foram instaladas na orla para orientar a população sobre a qualidade da água e também sobre a contribuição que os veranistas podem dar recolhendo o lixo gerado na praia.

Em Guaratuba, as funcionárias do IAP, Joana Kuhlemann, Marili Silva de Araújo (Mara), Maria Lucia Santos Souza e Neusa Mattias Santos estão promovendo um intenso trabalho de educação ambiental.

“Estamos informando as famílias sobre o que é o monitoramento da balneabilidade e que ele indica a quantidade de esgoto presente na água, bem como os riscos para a saúde humana”, conta Maria Lúcia.

A equipe também pede que as pessoas observem a sinalização – bandeiras: azul, vermelha e amarela – colocadas na beira da praia antes do contato direto com a água.

Em relação ao lixo, além de orientar e distribuir sacolas biodegradáveis na areia, as técnicas do IAP estão aplicando um questionário para que o veranista avalie o trabalho de limpeza das praias.

“Somente no domingo distribuímos 1,5 mil sacolas, contendo informações sobre a balneabilidade – entre a Praia Central e o Morro do Cristo”, conta Marili Silva de Araújo. Paralelamente, outra equipe atua junto aos veículos que trafegam na Avenida Beira Mar.

Na costa Oeste todos os 16 locais monitorados nas praias artificiais do Lago de Itaipu estão próprios para banho. O ponto monitorado, na represa Capivara, localizado no terminal turístico municipal de Primeiro de Maio região Norte permanece impróprio, devido aos altos índices de floração de Algas que podem ser tóxicas por contato primário e pela ingestão acidental da água.