Policiais para Cristo querem criar capela

A Corregedoria da Polícia Civil e integrantes do Movimento Policiais para Cristo deverão entregar nos próximos dias à bancada evangélica da Assembléia Legislativa um projeto de lei, que visa, entre outros pontos, à criação de uma capela ecumênica cristã para os policias civis. Segundo o corregedor-geral da PC, Adauto Abreu de Oliveira, a vice-governadora Emília Belinati, que é evangélica, já manifestou apoio à classe.

O primeiro a apoiar o Movimento dos Policiais para Cristo, encabeçado pelo policial Marco Antônio Siqueira, foi o próprio corregedor-geral da PC, Adauto, que considera a religião é fundamental para os profissionais da área. “É uma profissão estressante, cheia de riscos e tentações, e os valores cristãos são importantes no nosso dia-a-dia”, opina. Na prática, este incentivo à religião dos policias começou há um mês, com a realização, todas as quintas-feiras, anexo à Corregedoria, de um culto de orações para policias e familiares. Além disso, até o dia 7 de agosto, deverá ser concluída uma pesquisa que está sendo realizada com policias de Curitiba e Londrina. A partir dos questionários será possível identificar quantos policiais são cristãos e quais as denominações (católicos, evangélicos). A iniciativa deverá ser estendida a todos os PCs do Paraná.

Na condição de corregedor, Adauto, resolveu apoiar o movimento, que tem entre outros objetivo, a criação da capela ecumênica cristã para PC. O local deverá servir para a realização de cultos religiosos de diferentes denominações e de velório para os integrantes da PC. Além disso, o movimento visa instituir na Escola Superior de PC, um curso obrigatório de religião (teologia). “Os valores da religião são fundamentais”, justifica Adauto. E ainda, deverá ser instituída a capelania como um novo setor da polícia, composto por ministros católicos e religiosos, formados em seminários reconhecidos.

Em 1994, como delegado-geral adjunto da PC, Adauto Abreu tentou construir a capela, inclusive até projeto foi preparado. Mas a iniciativa foi ofuscada. Apesar dos salários baixos e da condição profissional, os policias, ressalta Adauto, são pessoas de princípios e valores. “A maioria é decente, não se corrompe, mesmo diante das tentações, verdadeiros soldados do bem”, garante. Animado com os resultados que estão sendo obtidos com os cultos semanais, Adauto já divulga o próximo Encontro dos Policias para Cristo, que será realizado no dia 23 de agosto, anexo à Corregedoria da PC, na Rua Santo Antonio, 231, Rebouças, em Curitiba.

Voltar ao topo