Planejamento familiar reduz número de nascimentos em Curitiba

O número de nascidos vivos em Curitiba passou de 29.251 em 2000 para 26.755 em 2001, uma queda de 8,5%, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. “Um dos motivos para esse declínio deve ter sido a maior conscientização da população sobre a necessidade de prevenir a gravidez e usar um método contraceptivo”, afirma o Dr. Edvin Javier Gimenez, coordenador do programa Mãe Curitibana.

Susana Denicol, supervisora de treinamento do Programa de Planejamento Familiar da Schering do Brasil afirma que é fundamental que os profissionais das unidades de saúde sejam bem preparados para orientar a população sobre a saúde reprodutiva. “Auxiliando-a a construir sua sexualidade de maneira responsável”, ressalta.

Esse é o objetivo de um treinamento que a Schering realizará este mês, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, para enfermeiros, auxiliares de enfermagem e médicos do Programa de Saúde da Família.

O treinamento também vai abordar técnicas de comunicação em sexualidade, além de fornecer uma atualização aos profissionais sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis no mercado.

A capacitação da primeira equipe em Curitiba acontecerá no Colégio Integrado localizado à Rua Sete de Setembro nº 3457, nos dias 24, 25, 27 e 28 de junho.

Métodos contraceptivos

– As mulheres que querem evitar a gravidez podem obter anticoncepcionais gratuitamente nas unidades de saúde de Curitiba, que distribuem diversos métodos, como injetáveis, pílulas, camisinhas e DIUs.

Voltar ao topo