12 mil assinaturas

Pinhais e Piraquara pedem duplicação da PR-415

O governador Beto Richa recebeu nesta segunda-feira (16), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, representantes do movimento em prol da duplicação da PR-415 (Rodovia João Leopoldo Jacomel), entre os municípios de Pinhais e Piraquara, na região Metropolitana de Curitiba.

A comitiva entregou ao governador um abaixo-assinado com 12 mil assinaturas de moradores da região. O trecho de nove quilômetros é a principal ligação entre os dois municípios e Curitiba. Diariamente, trafegam pela estrada mais de 35 mil veículos.

O governador disse que o projeto de duplicação da rodovia está previsto no Plano Plurianual de Ação 2012-2015 (PPA). “O Governo do Estado é sensível a esta situação e sabemos das dificuldades que moradores e trabalhadores da região enfrentam todos os dias”, disse Richa.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, afirmou que o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER) fará os estudos técnicos para a execução da obra.

“Sabemos das dificuldades financeiras que o estado enfrenta e que o governador vai conduzir o assunto da melhor forma”, afirmou o vice-prefeito de Piraquara, Armando Neme Filho.

De acordo com estudo apresentado pelos Rotary Club de Pinhais e Piraquara, no ano passado foram registrados no trecho 147 acidentes com oito mortes. Este ano, até agora ocorreram mais oito mortes.

“O maior problema é o tráfego intenso de veículos e caminhões em alguns horários. Tivemos hoje uma primeira conversa que vai render muitos frutos para a região”, destacou o presidente do Rotary Club de Piraquara, Aroldo Bertassoni Biss. “A obra vai promover a melhoria na qualidade de vida dos milhares de trabalhadores que utilizam a via para ir ao trabalho”, disse o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Paraná, Luiz Ary Gin.

O deputado estadual Rasca Rodrigues entregou um estudo de viabilidade ambiental atestando a possibilidade de execução da obra. A rodovia está localizada em uma área de manancial.