Pesquisa medirá ocorrência de focos de dengue em Curitiba

Secretaria Municipal da Saúde começará na segunda-feira (20) o sexto Levantamento de Índice Rápido de Infestação (Lira) para dengue – a pesquisa amostral coordenada pelo Ministério da Saúde em 169 cidades a fim de identificar áreas de risco de ocorrência do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

Durante duas semanas, 150 agentes da dengue treinados e identificados verificarão a ocorrência de focos do inseto em 20 mil imóveis, entre residências, estabelecimentos comerciais e de serviços e a parte térrea de edifícios. As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 17h.

Segundo a secretária municipal da Saúde em exercício, Edimara Fait Seegmüller, o levantamento reforçará as ações preventivas desenvolvidas pela Prefeitura ao longo do ano em todos os bairros da cidade.

Os bairros Hauer, Xaxim e Boqueirão serão os primeiros a ser inspecionados. A vistoria que os agentes da dengue farão para verificar as condições de cada imóvel dura 15 minutos. Os agentes inspecionarão vasos de plantas, ralos externos e internos, jardins e quintais e recolherão amostras de larvas de insetos.

Para fazer esse trabalho, é necessário que haja pelo menos um adulto responsável em cada local escolhido para fazer parte da amostra. Os agentes não estão autorizados a entrar em ambientes onde houver apenas crianças ou adolescentes.

É fácil reconhecer o agente da dengue encarregadado da pesquisa. Ele se apresentará vestindo obrigatoriamente o uniforme usado nas ações de rotina: calça azul, camiseta branca com uma faixa amarela no peito, o brasão da Prefeitura de Curitiba e a logomarca da empresa Saneamento Ambiental Urbano (S A U), boné, mochila e crachá de identificação.

Curitiba tem neste ano 539 notificações de casos de dengue. Desse total, apenas 27 foram confirmados. Em todos, a contaminação ocorreu longe de Curitiba. Foram dois casos no Amazonas, dois na Bahia, dois em São Paulo, cinco em Rondônia, um em Minas Gerais, um em Goiás e catorze no Rio de Janeiro. Em 15, dos 75 bairros da cidade, foram eliminados até agora 46 focos.