Perda auditiva gera preocupação

Uma campanha para orientar a população sobre a perda auditiva e os riscos de se comprar aparelhos auditivos de forma irregular está sendo desenvolvida em diversas cidades do Paraná e Santa Catarina. A iniciativa é do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRF) da 3.ª Região, que quis marcar o dia da comemoração do profissional,  lembrado em 9 de dezembro (ontem). Com cartazes espalhados em ônibus e locais de grande circulação, a campanha também pretende alertar as pessoas para reconhecer os sintomas e onde procurar tratamento.

A presidente do conselho, Kátia Ribas, destaca que a proposta da campanha surgiu porque é crescente no mercado o aparecimento de empresas irregulares que vendem aparelhos auditivos, que além de não serem especializadas, não possuem fonoaudiólogos atuando no local. Kátia explica que antes de adquirir um aparelho, a pessoa precisa passar pela avaliação de um médico otorrinolaringologista, que é quem faz o diagnóstico. Se constatado o problema, ela é orientada a adquirir uma prótese auditiva, cuja adaptação do equipamento é orientada por um fonoaudiólogo. "A adaptação não é tão simples. São precisos testes e avaliações, que só o profissional da área de fonoaudiologia tem condições de fazer", afirmou a presidente.

Outro problema constatado nessa situação de empresas irregulares, é que pessoas não habilitadas estão fazendo a venda direta de próteses, ou seja, indo de casa em casa oferecendo o produto.

A presidente do conselho alerta que entre os sinais da perda auditiva estão dificuldades de entender a fala – ouve mas não entende -, e aumentar o volume sonoro de equipamentos como televisão ou rádio, para poder ouvir. "Se isso estiver ocorrendo, é importante procurar um médico para iniciar um tratamento ou uso de prótese", falou.

E, antes de comprar um aparelho auditivo, é preciso consultar se a empresa é regular. Isso pode ser feito no Conselho Regional de Fonoaudiologia, que é o órgão responsável por cadastrar as empresas. No Paraná e Santa Catarina existem 66 empresas regulares, sendo 32 somente em Curitiba. Os meios de contatos são o telefone (41) 3016-8792 ou e-mail crfa-3a@netpar.com.br.

Voltar ao topo