Pedreira vai se transformar em montanha de neve

Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Pedreira Paulo Leminski vai virar uma montanha de neve para receber o Campeonato Internacional de Ski Curitiba 2008. Serão mais de 200 toneladas de neve artificial para a montagem de uma pista com 24 metros de altura por 100 metros de comprimento ao ar livre em pleno verão brasileiro.

A competição terá dois torneios, um de ski e outro de snowboard, nos dois dias de evento, ou seja, serão dois campeões no sábado, dia 13, e dois também no domingo, dia 14. Promovido pela empresa Esportes na Neve, o campeonato reúne os atletas brasileiros melhores colocados no ranking da Federação Internacional de Ski e Snowboard (FIS), três atletas olímpicos, os dois atuais campeões sul-americanos de snowboard, além de outros da França, Alemanha, Chile.

Os portões da Pedreira abrirão às 12h, e às 16h30 começam os campeonatos. A entrada para o evento será a doação de 1 quilo de alimento não-perecível, cuja arrecadação será repassada à Fundação de Ação Social para distribuição a instituições sociais. A competição tem apoio do Instituto Municipal de Turismo, do Ministério do Turismo e do Curitiba Convention Bureau.

Diversos atletas reconhecidos mundialmente estão confirmados para o campeonato. Entre eles, o atual campeão sul-americano de 2008 de slalom paralelo de snowboard, Riccardo Moruzzi e o atual campeão sul-americano de snowboard categoria slalom gigante, Jr Barboza.

Confirmou a presença também o participante das Olimpíadas de Inverno de Alberville, modalidade slalom special de ski, Hans Egger; o participante da Olimpíada de Inverno de 2002 Salt Lake e 2006 Torino, Mirella Arnhold; o integrante da equipe francesa de ski, Fred Blanc, o integrante da equipe chilena de ski, Andres Vasquez e o professor de snowboard no Canadá, irmão de Isabel Clark, 9° lugar nas Olimpíadas de Torino 2006 no snowboard, Leonardo Clark, entre outros.

“O Campeonato Internacional na Neve vai proporcionar aos atletas profissionais brasileiros a oportunidade de competir com atletas europeus de alto nível no território nacional”, diz Alfredo Parodi, da Esportes na Neve. “O país conta hoje com mais de 110 mil esquiadores e snowboarders, que anualmente saem do território nacional para competir ou praticar.”

Empresário e ex-atleta profissional, Parodi esteve à frente da pista de neve realizada em Curitiba, em 2004, na Pedreira Paulo Leminski. Também participou do Carnaval do Rio de Janeiro de 2008, quando a Escola Viradouro surpreendeu com seu desfile que apresentou uma pista de neve artificial. Em agosto e setembro desse ano, lançou ainda uma pista de bóia-cross para o Shopping Palladium, em Curitiba, durante 19 dias, onde 27 mil pessoas participaram da atração.

Bóia-cross Curitiba 2008

Além do campeonato, de 16 a 23 de dezembro, a Esportes na Neve lança uma pista de bóia-cross na Praça Rui Barbosa. Será uma oportunidade para o público em geral se divertir na neve com segurança. Nas pistas, que podem variar de 30 a 50 metros de comprimento, a Esportes na Neve utiliza uma neve artificial, inédita na América Latina, com tecnologia japonesa. Um quilo de alimento não-perecível será o valor cobrado para a brincadeira. Todos os alimentos arrecadados serão recolhidos pela FAS no local.