Paranaense disputa nova vaga na ABL

Rio

  ? O escritor curitibano Paulo Hirano volta a disputar uma eleição da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele é um dos candidatos à vaga de número 1 na ABL, ocupada pelo jurista Evandro Lins e Silva até dezembro. A disputa deve ser acirrada e tudo indica que será ocupada por uma mulher: a arqueóloga Maria Beltrão e a escritora Ana Maria Machado estão na frente na disputa.

Até o fim da tarde de ontem, último dia para as inscrições, treze escritores confirmaram suas candidaturas. Os acadêmicos confessam preferência feminina, embora haja dois candidatos de peso: o escritor Fábio Konder Comparato e o crítico e professor de literatura Antônio Carlos Secchin.

Os outros são Waldermar Claúdio dos Santos, Júlio Romão da Silva, Alexrande Fernandes, Pascoal Vilaboin, Felizbelo da Silva e João Batista do Espírito Santo e Marilena Barreiros Salazar, Ptolomeu Pedro Pinto que mandou sua carta ontem.

A eleição acontece em 24 de abril, mas antes, em 20 de março, será eleito o substituto de dom Lucas Moreira Neves, na vaga número 12, para a qual há quatro candidatos: o crítico literário e ensaista Alfredo Bosi, o escritor e roteirista José Louzeiro, a escritora Laurita Mourão (filha do general Olímpio Mourão Filho, um dos líderes do golpe militar de 1964 e autora de biografias apimentadas) e a ensaista e poeta Ieda Otaviano.

Voltar ao topo