Paraná terá R$ 15 milhões à agricultura familiar

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai destinar R$ 15 milhões ao Paraná para a compra direta dos produtos da agricultura familiar, a serem utilizados em escolas e programas sociais. O recurso foi anunciado ontem, em Curitiba, pela ministra Márcia Lopes.

Ela participou, junto com o governador Orlando Pessuti, de um encontro com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que encerraram ontem a Jornada de Luta pela Reforma Agrária.

A ministra também ouviu as reivindicações dos trabalhadores, que incluem o assentamento imediato de 5 mil famílias acampadas no Paraná, a criação de uma linha de crédito para os assentados e investimentos em cultura, lazer e educação nos assentamentos.

“Estamos aqui para também receber as reivindicações e sugestões sobre o que deve ser feito no Paraná. Queremos trabalhar junto e dar apoio para que o acesso à terra seja garantido”, comentou o governador Pessuti.

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, disse que as reivindicações estão sendo negociadas.

“Entre 2010 e 2011, esperamos atender o pedido relativo aos assentamentos. Já temos alguns processos em andamento e algumas áreas que estão sendo trabalhadas”, informou.