Em um setor que segue em crescimento no Brasil, movimentando mais de 2% do PIB nacional e gerando mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos, o Paraná responde bem o segmento cervejeiro. Os dados são do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja.

continua após a publicidade

LEIA MAIS – Empresa investe milhões na região de Curitiba em fábrica de snacks de torresmo e pururuca

A exemplo de grandes investimentos no setor, a maltaria Campos Gerais segue em construção, com previsão de operar no próximo ano. Terá capacidade para produzir até 240 mil toneladas de malte anualmente, o que corresponde a 14% do mercado brasileiro.

Além disso, sul e sudeste são as regiões com maior concentração de estabelecimentos e de registros de cervejas. Quase 92% de todos os produtos registrados estão nessas duas regiões.

continua após a publicidade

Segundo dados do Anuário da Cerveja 2022, no Brasil há 1.729 cervejarias. O Paraná ocupa a quinta colocação, com 161 estabelecimentos. Em primeiro lugar está São Paulo (387 estabelecimentos), seguido pelos estados de Rio Grande do Sul (310), Minas Gerais (222) e Santa Catarina (215).

LEIA AINDA – Shopping de Curitiba faz reforma milionária na praça de alimentação; veja as novidades

continua após a publicidade

Concentradas em Curitiba estão 26 cervejarias, número que torna a cidade a terceira com mais empresas do ramo em todo o país, depois de São Paulo (59) e Porto Alegre (42). A capital paranaense ocupa a quarta colocação em maior número de produtos registrados nesses estabelecimentos, com 1.168 cervejas.

O CEO e fundador do Clube do Malte, Douglas Salvador, avalia que as cervejarias brasileiras estão melhorando. “A cerveja IPA é um produto recomendado para consumir fresco, tem substâncias específicas. O Brasil está fazendo cervejas IPAs maravilhosas. Muitas delas são melhores do que produtos importados”, afirma.

Clube do Malte inovou o modo de vender cervejas especiais com plataforma on-line. Foto: Gabriele Bonat/Gazeta do Povo

Para ele, o Paraná é um estado importante para o setor cervejeiro. “O Paraná sempre foi um dos polos importantes no Brasil e Curitiba é reconhecida por ter boas cervejarias”, destaca Salvador.

LEIA TAMBÉM – Pastel: Aprenda três receitas incríveis para fazer em casa

Na avaliação do presidente do Sindibebidas (Sindicato da Indústria de Bebidas do Estado do Paraná), Anuar Abdul Tarabai, o Paraná se destaca por cervejarias inovadoras e é um dos mais premiados em concursos nacionais e internacionais.

Segundo ele, o setor de cervejas nasceu inovando. Um exemplo é o Clube do Malte, com mais de 10 mil assinantes que recebem mensalmente uma caixa com cervejas especiais e exclusivas. “O setor de cervejas nasceu trazendo estilos que nunca foram comercializados. Nasceu criando festivais e festas cervejeiras. Inovou também na forma de comercialização, seja em pub, bar de fábrica ou clube de assinaturas. Inovação no meio é necessária devido ao mercado disputado e agressivo”, complementa.

Você já viu essas?

Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.