Paraná é atingido por temporais, mas sem danos

Apesar de alguns temporais e ventos fortes terem acometido ontem o Paraná, a situação foi bem mais tranquila que no dia anterior. A Defesa Civil estadual chegou a emitir um alerta de ventos e chuvas fortes à tarde para Curitiba e região metropolitana, para a região sul do Estado, alguns municípios dos Campos Gerais e o litoral, mas a previsão não chegou a se concretizar e nenhuma ocorrência grave foi registrada. Hoje, a previsão é de mais calor e chuvas à tarde, em todo o Estado.

Segundo a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, as chuvas que ocorreram ontem foram, em geral, mais rápidas e isoladas. “Não houve nada como o que aconteceu na terça-feira, na região sudoeste”, afirma.

O tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil, esclarece que o alerta emitido ontem remetia apenas a uma probabilidade, e foi emitido com base em informações da Defesa Civil nacional e do Instituto Tecnológico Simepar.

Paranaguá

Os temporais da última terça-feira também causaram transtornos em Paranaguá, no litoral do Estado. Não houve vítimas nem desabrigados, mas foram registrados 34 destelhamentos, 20 quedas de árvores – três caíram em residências e duas, sobre veículos – e danos estruturais em duas edificações.

Cerca de 2,8 mil metros quadrados de lona já foram distribuídos a moradores. Nas operações, foram usadas sete viaturas e 29 bombeiros. Os trabalhos ainda tiveram o apoio de 21 homens e cinco viaturas da Guarda Municipal.

No porto, um equipamento carregador de grãos foi deslocado pelo vento, bateu em uma esteira e acabou danificado. De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o equipamento, chamado de ship loader, estava em manutenção para aproveitar o período de entressafra, quando o movimento é menor. Por isso, não deve haver prejuízos aos trabalhos do porto.