Paraná amplia Leite das Crianças

O governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, lançaram ontem o programa Leite das Crianças em mais três municípios do Vale do Ribeira: Bocaiúva do Sul, Adrianópolis e Tunas do Paraná. Numa primeira fase, o programa distribuirá um litro de leite por dia para 440 crianças dos três municípios com idade entre seis meses e três anos de idade e cujas famílias tenham renda mensal até meio salário mínimo.

Até o momento, o programa já atende crianças de 27 municípios, dos quais seis estão situados no Vale do Ribeira e 21 pertencem ao Vale do Ivaí, duas das mais carentes regiões e com piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado, segundo dados publicados pelo Ipardes no início do ano.

Durante o lançamento, em Bocaiúva do Sul, Requião lembrou que a falta das proteínas do leite causam problemas neurológicos e de crescimento irreversíveis para as crianças, mas explicou que o leite industrializado não pode substituir o aleitamento materno, que transfere anticorpos da mãe para o filho.

Pecuária

Requião ressaltou ainda que, além de suprir as necessidades básicas das crianças, o programa visa também organizar a pecuária leiteira e possibilitar melhores ganhos para pequenos e micro produtores paranaenses. “Esperamos que em breve as famílias tenham emprego e renda e com isso possam comprar o leite. Mas aí teremos reorganizado a nossa pecuária leiteira e teremos criado a estrutura necessária para o desenvolvimento da produção em todo o Estado”, disse.

Já o vice-governador, Orlando Pessuti, lembrou que o programa Leite das Crianças está entre as prioridades do governo e é uma parceria entre várias secretarias estaduais, entre elas a da Agricultura, da Educação, da Saúde e da Trabalho, Emprego e Promoção Social.

“Vamos ajudar os produtores e queremos também acompanhar o desenvolvimento das crianças e de suas famílias. Nosso compromisso é com a inclusão social e com os paranaenses mais pobres”, garantiu Pessuti.

O agricultor Antônio Carlos Neves de Cristo, que na cerimônia representou os mais de sessenta produtores dos três municípios, produz duzentos dos mais de 5 mil litros de leite da região e explicou que todo o produto é vendido para uma cooperativa a R$ 0,35 o litro. “Muitos estavam desistindo do leite porque o preço não cobria nem os custos. Agora temos a garantia e outra opção de venda. Eu mesmo pretendo triplicar a produção”, afirmou.

O programa também veio numa boa hora para a dona-de-casa Anair Silva de Souza, de 27 anos, mãe de duas crianças. Ela conta que o marido trabalha no corte de madeira na região e recebe R$ 10,00 por dia. “Agora teremos um alívio e vai sobrar para comprar outras coisas para as crianças, como roupas”, disse.

Outra mãe que ficou feliz com o programa foi Sandra Cristina Ribeiro. Ela está desempregada e o marido é agricultor em Rio Branco do Sul. “O que mais dói numa mãe é ver o filho chorando e não ter o que dar para ele”, avaliou.

Também participaram do evento o secretário estadual para Assuntos da Região Metropolitana, Edson Strapasson, o prefeito de Bocaiúva do Sul, Élcio Berti, o prefeito de Tunas do Paraná, Jorge Luiz Martins Tavares, a prefeita de Colombo, Izabeti Cristina Pavin e a secretária estadual da Cultura, Vera Mussi.

Voltar ao topo