Hermano

Papa Francisco é uma nova referência para a Igreja Católica

Para o padre Clodovis Boss, professor do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a escolha do nome Francisco também tem peso importante. O novo papa, com esta atitude, pode tentar colocar nova referência para a Igreja Católica. “Não é para qualquer um abrir nova dinastia papal. É começar um novo caminho. É um homem livre que vai surpreender por suas iniciativas”, considera Boss. A afirmação vem acompanhada pela primeira impressão do papa, em seu discurso para os fiéis que estavam na Praça de São Pedro. “Senti firmeza. Ele falou com simplicidade, de maneira informal, descontraída, típica do latino-americano”, analisou o professor.

Escolher o nome Francisco para representar o papa tem significado de peso, de acordo com Antonio Carlos Lugnani, coordenador aquidiocesano da Renovação Carismática Católica em Curitiba. “São Francisco foi chamado para reformar a Igreja. Não reformar aquela capela, mas toda a Igreja. Ao dizer que é Francisco, subentende-se que foi convidado por Deus para reformar a Igreja”, comentou.

Simplicidade

O padre Orivaldo Robles, da Catedral Metropolitana de Maringá, ressalta que a indicação de Bergoglio foi, sem dúvida, uma boa surpresa. “Ele tem simplicidade e bom coração. É uma pessoa que pode dar este ar novo que se espera para a Igreja”, opina. O arcebispo metropolitano dom Moacyr Vitti celebrou a missa das 18h, ontem, na Catedral Basílica nas intenções do novo papa.

Voltar ao topo