Pais não conseguem vagas nas creches de São José

creche071204.jpg

Muitos pais passaram horas na fila, mas não conseguiram uma vaga.

Muitos dos pais que se revezavam em filas em frente às creches de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, desde a semana passada, não garantiram vagas para os filhos. As cerca de 7,2 mil vagas ofertadas nos trinta centros de educação infantil – que atendem crianças entre zero e seis anos -, foram suficientes para atender entre 75% e 80% da demanda do município. A Secretaria de Educação de São José dos Pinhais atribui essa diferença ao crescimento desordenado da cidade e a qualidade de ensino ofertada nos centros.

O transportador Sérgio Ramos chegou por volta das 5h para tentar uma vaga para o filho de cinco anos no Centro de Educação Infantil Mari Silva. Ele comenta que nesse horário já havia um grande número de pessoas em frente ao prédio, e que nem todos tiveram a garantia da vaga. A diarista Aparecida Soares Valter chegou a pagar R$ 15 para um conhecido ficar na fila durante a madrugada. Depois de ainda aguardar mais sete horas, ela temia não garantir as duas vagas que necessitava. "Eles pediram uma declaração autenticada, mas não tenho isso. Acho que não vou conseguir", reclamou.

A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Iara Vilela, explica que o documento estava sendo exigido na hora da matrícula para priorizar o atendimento das famílias que realmente necessitam da vaga. Ela disse que o município informou com antecedência o número de vagas em cada unidade, e que não tinha como impedir que as pessoas formassem as filas. Iara falou ainda que sobraram vagas em todos os centros, porém em diferentes modalidades. "O que poderemos fazer é informar as pessoas quais unidades ainda oferecem vagas e para quais modalidades, como maternal ou berçário, por exemplo", explicou.

Demanda

De acordo com a diretora, o município não tem condições de atender toda a demanda em função do crescimento desordenado da cidade. Iara comenta que a Secretaria de Educação tem registrado um grande número de imigrantes do interior do Paraná e até de outros estados em busca de oportunidades de emprego e qualidade de vida em São José dos Pinhais. Outra constatação é que muitas famílias que teriam condições de matricular os filhos em escolas particulares estão optando em colocar as crianças em escolas públicas. Iara atribui essa procura pela qualidade de ensino dispensada nos centros infantis.

Voltar ao topo