Ovelhas têm trigêmeos em dose tripla no Barigui

Três ovelhas, nove filhotes e o rebanho de ovinos do Parque Barigui ganhou novos integrantes em dose tripla neste mês de outubro. Os nove recém nascidos de três mães representam a metade de um total de 18 filhotes que nos últimos dias passaram a fazer parte do rebanho do parque.

Os machos são maioria entre os trigêmeos que nasceram entre os dias 4 e 7 deste mês. São seis carneirinhos para três ovelhinhas.

A primeira a parir trigêmeos foi a ovelha de número 121, que no dia 3 deu a luz a uma fêmea e dois machos. No dia seguinte, a ovelha 267 criou duas fêmeas e um macho. No dia 7 foi a vez da fêmea de número 498 dar cria a três machos.

O reprodutor foi emprestado por Graça, criadora amiga da equipe que cuida do aprisco do Barigui. Enquanto as mães ovelhas são identificadas pelos números das etiquetas fixadas nas orelhas, o pai tem apelido. “É o carneiro da Graça”, conta a veterinária da Prefeitura, Ana Lúcia Passerino.

O rebanho de ovinos do Parque Barigui tem, ao todo, 27 animais. São 21 ovelhas e seis carneiros não reprodutores.

Aprisco

No ano passado, a Prefeitura de Curitiba entregou o novo aprisco (abrigo de ovelhas) do Parque Barigui.

Com 52 metros quadrados, praticamente o dobro do tamanho da antiga, a nova casa das ovelhas tem cobertura 100% ecológica. As telhas são fabricadas com tubos de pastas de dentes usados, misturados a outros materiais reciclados como papel. As telhas ecológicas ajudam no controle térmico.

O aprisco foi construído sobre palafitas de concreto, numa altura que facilita a limpeza. A rampa de acesso é feita em concreto com piso antiderrapante. Dentro, existe separação para recém-nascidos, cochos e despensa para guardar a ração dos animais.