‘Outubro Rosa’ mostra a importância da mamografia

Sobram vagas para fazer exame de mamografia, segundo as autoridades públicas de saúde e instituições ligadas à prevenção do câncer de mama. A falta de interesse e o mito da dor afastam as mulheres do mamógrafo. Ontem foi lançada a campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da mamografia e do diagnóstico precoce, com a participação de órgãos públicos e entidades civis, como a Associação Comercial do Paraná. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), citados pelas entidades, indicam que três mil mulheres paranaenses devem ser diagnosticadas com a doença neste ano.

“Em Curitiba, temos sobra de mamografia porque as mulheres não procuram o exame. Por medo ou achar que não precisa. Muita gente diz que tem 70 anos e, por isso, não precisa fazer mamografia. Todas as mulheres têm a obrigação de fazer o exame anualmente, a partir dos 40 anos, independente da idade”, afirma Tânia Gómez, presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol).

Exames

As mulheres que dependem da saúde pública devem procurar a unidade básica para fazer o acompanhamento específico para o sexo feminino, que inclui o exame de mamografia. Pelo programa Mulher Curitibana, toda mulher que completa 50 anos ou quem já fez mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é convidada a comparecer até a unidade de saúde. “Se for diagnosticado o câncer, a mulher é encaminhada a um dos serviços de oncologia conveniados”, explica Anna Paula Penteado, superintendente de gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

Unidade especializada

O secretário da Saúde, René José Moreira dos Santos, também enfatiza que há quantidade suficiente de mamógrafos. “O que precisa é aumentar a procura”, ressalta. Ele vai assinar amanhã a resolução que institui o Programa Estadual de Vigilância de Qualidade dos Serviços de Mamografia. E para 2013 estão previstas uma Central de Laudos, para agilizar os resultados dos exames, e uma unidade especializada em câncer de mama. Durante a cerimônia de lançamento do Outubro Rosa, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem a apresentadora Hebe Camargo.

Números

No primeiro semestre, as mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná cresceram 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 172.697 exames neste ano, contra 160.934 em 2011. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram feitas 80.304 mamografias – 7% a mais do que os 74.804 exames do último ano. O Estado tem 206 equipamentos para atender a população.

Veja na galeria de fotos a campanha.

Voltar ao topo