Os 150 anos dos Meister no Brasil

De origem suíça, a família Meister, comemora hoje 150 anos de Brasil. Desde a chegada do primeiro membro da família no Porto de São Francisco do Sul (SC), em 1852, mais de 1.600 registros de nascimentos com este sobrenome estão espalhados pelo país. Influenciada pelo desejo de conhecer a história e os integrantes da família, a descendente Glaucia Meister Pimentel começou um trabalho de resgate histórico, que durou mais de 20 anos de pesquisa e deu origem em 1998 ao livro Esses maravilhosos imigrantes nossos avós…, uma obra de 266 páginas que abrange toda a história destes imigrantes desde a Suíça até os dias atuais. “É um livro dedicado não somente aos membros da família, mas também a todos aqueles que gostam de história, pois além de dados cronológicos tornou-se um romance”, afirma Glaucia.

O trabalho de busca da autora, deu início, em 1998 ao primeiro almoço de confraternização da família, que contou com a presença de mais de quinhentos parentes de várias gerações. “Foi inesquecível, veio gente até da Suíça para participar deste almoço”, ressalta. Devido ao grande sucesso do primeiro encontro, a família quer repetir a dose hoje, às 12h, no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. A expectativa é de que mais de 600 pessoas da família Meister e descendentes estejam presentes. Maiores informações sobre o evento e sobre a família pode ser encontrada no site www.familiameister.com.br.

Influência em Curitiba

A família Meister veio para Curitiba em 1863 com o objetivo de expandir a plantação de grãos nas cercanias de sua sede, hoje local onde se encontra o bosque do Papa. Com o tempo suas realizações foram além das plantações. Hoje os membros da família Meister são responsáveis por grandes trabalhos realizados em Curitiba, entre eles estão a arquitetura do Teatro Guaíra, feita por Rubens Meister e a implantação do rali como esporte, que teve início com Henrique Meister Neto.

Voltar ao topo