Ortopedista recebe cidadania honorária de Curitiba

O setor de ortopedia médica tem avançado bastante no País. Para se manter no mercado e prestar um bom atendimento à comunidade, os médicos ortopedistas estão cada vez mais tendo que buscar especializações. No Paraná, um profissional é considerado referência: Fernando Dalmo Borges, 68 anos, e que em 2005 completará quarenta anos de vida profissional. Por sua dedicação ao trabalho, ele receberá na próxima segunda-feira, às 20h, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Honorário de Curitiba.

“Este título me é dado como fruto de um trabalho contínuo e de uma grande dedicação à profissão que escolhi”, declara o médico. “É mais que uma honra para mim recebê-lo. O título é uma das maiores homenagens que já recebi e uma das que mais me emociona.”

Vida

Fernando Dalmo Borges nasceu em 26 de junho de 1935, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, mas foi criado em Araxá. Mudou-se para Curitiba em 1960, quando ingressou na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica do Paraná (atual PUCPR), pela qual foi formado em 1965.

Após obter o diploma de graduação, fez diversos cursos de especialização, inclusive nos Estados Unidos. Em São Paulo, na Santa Casa, concluiu especialização em coluna vertebral, área à qual se dedica até hoje. Naquele estado, também foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Patologias da Coluna Vertebral, em 1977, e da Sociedade Brasileira de Lesados Musculares, em 1980.

No Paraná, foi médico da Secretaria de Estado da Saúde e do Hospital de Clínicas de Curitiba. Em paralelo, atuou como professor de ortopedia da UFPR, participando da formação de diversos profissionais. Em 1973, foi um dos fundadores do Hospital de Fraturas XV, na capital, que atualmente possui um corpo médico de 150 profissionais e atende cerca de cem pacientes de convênios e particulares ao dia.

Apesar de aposentado pelo Estado e pela Universidade Federal do Paraná, Fernando continua em atividade em seu consultório particular, localizado junto ao Hospital de Fraturas. Ele é casado com Elisabeth Fayet Fagundes Borges e tem três filhos: a advogada Anamaria, a odontóloga Maria Fernanda, e o também médico Luiz Gustavo. Este último seguiu os passos do pai, formando-se em ortopedia com especialização em coluna, e tem um filho de 7 anos de idade.

Voltar ao topo