Orquídeas do Sul em exposição no Jardim Botânico

Orquídeas e bromélias de várias espécies estão expostas desde ontem no Jardim Botânico, em Curitiba. Elas fazem parte da 11.ª Exposição Nacional de Orquídeas, organizada pela Associação Cultural de Orquidófilos do Paraná. As cerca de 500 plantas são cultivadas em Curitiba ou trazidas de Joinville.

Ao todo são 35 mil diferentes espécies. A flora brasileira é contemplada com 10% desse número . Conforme o presidente da associação, Alexandre Holztratner, as orquídeas precisam de claridade, umidade e calor para sobreviverem. “Também temos flores e mudas que podem ser vendidas”, destacou.

Uma das atrações da exposição, denominada Pátria Amada, em homenagem à semana da Pátria, são as microorquídeas. Orquídeas em tamanhos minúsculos, que muitas vezes podem ter suas flores observadas apenas com lentes de aumento.

As orquídeas podem ser divididas em epífitas (que crescem em árvores), rupestres (que se desenvolvem em pedras) e terrestres (nascem na terra).

As bromélias são diferenciadas pela formação de suas folhas. Como nas orquídeas, as flores se destacam, mas não só elas: as folhas modificadas que assumem cores e formas diferentes dão um brilho todo especial à flor. As bromélias já têm um ciclo de duração bem menor.

O preço para visitação é de R$1,00.

Voltar ao topo