ONG presta ajuda humanitária ao Paquistão

Um grupo de dez curitibanos está tentando levantar recursos para ajudar as vítimas do terremoto que arrasou o Paquistão no dia 8 do mês passado. O inverno se aproxima, e falta gente para fazer chegar à população comida, cobertores, remédios e abrigo. Alexandre Palmeira, integrante da ONG Jovens com uma Missão (Jocum), afirma que a ajuda internacional esta sendo insuficiente e muita gente pode morrer devido as baixas temperaturas que chegam a 20 graus negativos.

Entre os integrantes da Ong Jocum estão uma enfermeira, três socorristas, uma atendente de enfermagem e quatro pessoas para trabalhos gerais. A intenção é permanecer no país durante cinco meses, tempo de duração do inverno. Mas a vontade de ajudar esbarra na falta de recursos. Para a permanência deles no país devastado é necessário R$ 13 mil por pessoa para as passagens e estadia.

Alexandre disse que já pediu ajuda ao Ministério das Relações Exteriores, mas ainda não obteve nenhuma resposta. O grupo passou então a tentar levantar os recursos por conta própria, mas até agora só conseguiram a passagem para um dos integrantes do grupo. Alexandre diz que as pessoas estão incrédulas. "Elas não têm certeza de que o dinheiro vai ser empregado naquilo que foi proposto", fala.

Mesmo assim, o grupo não desanima e, na tarde de ontem, outro pedido foi feito ao Ministério das Relações Exteriores, para que liberem a viagem, e que os vistos sejam concedidos. Eles querem estar embarcando para o Paquistão no dia 10. Também pediram que a Força Aérea Brasileira ceda um avião para levar remédios, cobertores, comida e lona. "Queremos atuar no atendimento médico, na construção de abrigos e na reconstrução das casas", disse.

Alexandre já tem experiência internacional, durante um ano atuou no Afeganistão ajudando a distribuição de alimentos. Neste sábado, o grupo promove um café para lideranças evangélicas e representantes do terceiro setor para arrecadar donativos. Será no Hotel Condor, na Avenida 7 de Setembro, 1866. Quem quiser colaborar pode ligar para (41) 9972-0778 ou (41) 3364-2981 ou mandar mensagem para o e-mail alexandrepalmeira@hotmail.com.

Voltar ao topo