Caçadores de notícias

ONG no Bairro Alto ajuda famílias a fugir da miséria

As famílias mais humildes do Bairro Alto contam com uma ajuda providencial para fugir da miséria. Há 20 anos, a organização não-governamental Alvorecer luta contra a pobreza extrema, através de programas sociais que hoje atendem 426 pessoas. Desde a sua fundação, a entidade calcula que conseguiu mudar a vida de 40,37% das famílias atendidas por sua atuação.

Em parceria com o Lar Fabiano de Cristo, que tem origem no Rio de Janeiro, a Alvorecer criou o programa Ação Social Joana D’Arc, que realiza uma série de atividades. A mais importante é o Programa Aprendiz, que procurar qualificar os jovens e inseri-los no mercado de trabalho. Mas os mais velhos também encontram oportunidades nos grupos de geração de renda para adultos, em atividades como artesanato, culinária, costura e perfumaria.

Para participar dos programas da Alvorecer as famílias devem ter uma renda per capita de um quarto do salário mínimo – R$ 155,50 mensais. “São pessoas que chegam aqui em uma condição bem difícil e após cinco anos, que é o tempo de permanência no programa, saem com a vida transformada”, diz a coordenadora da ONG, Rosângela Aguirre de Castro.

Os jovens que participam do Programa Aprendiz são preparados para assumir um posto de trabalho. Um curso de serviços de apoio administrativo procurar dar a eles o conhecimento básico necessário para entrar no mercado de trabalho como assistente de uma empresa. “O empresário que quiser contratar um aprendiz pode nos procurar que não irá se arrepender”, garante Rosângela.

Para as crianças menores, a ONG oferece oficinas de artes, ações de cidadania e outras atividades complementares à escola. E para todas as famílias atendidas, dá três refeições ao dia, uniforme, material escolar e assistência psicológica. Tudo é financiado por parcerias com entidades como Instituto Ayrton Senna, Fundação Hidelbrando de Araújo, Fundação Abrinq, Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania.

Gerson Klaina
Rosângela: nossa instituição ensina a fazer a vara.

Pilar de sucesso

“A gente acredita na educação que transforma. Nossa instituição vai além de ensinar a pescar. Ela ensina a fazer a vara. Muitos jovens que passaram por aqui hoje são advogados, contabilistas, profissionais de sucesso. Mas o que mais nos orgulha é a forma como eles zelam por suas famílias e criam os seus filhos”, afirma a coordenadora da ONG, Rosângela Aguirre de Castro.

Quem tiver interesse em participar dos programas, contribuir com a entidade ou contratar um aprendiz pode entrar em contato com a Alvorecer pelo telefone (41) 3367-7132 ou na Rua Pedro Eloy de Souza, 1441, no Bairro Alto.

Voltar ao topo