ONG defende a posse responsável de animais

Estimativas apontam que em Curitiba há 300 mil cães e 180 mil gatos, sendo que 60% estão nas ruas. O números foram coletados pela ONG Clube das Pulgas, que realizou ontem, Dia Nacional dos Animais, um trabalho de conscientização pela posse responsável de animais. Segundo um dos coordenadores, José César Valeixo Net, a compra por impulso faz com que muita gente abandone cães e gatos quando começam a surgir os primeiros problemas.

José diz que é comum as pessoas se encantarem com os animais quando são pequenos e estão nas lojas. No entanto, esquecem que o cachorro pequeno é como uma criança e quando fica velho vai precisar de cuidados especiais como os idosos. “Quando começarem a crescer os dentes ele vai roer móveis e roupas, chorar a noite toda e até fazer xixi e cocô pela casa toda”, comenta José. Se a pessoa não gostar muito do animal a primeira idéia é dar para alguém. Se as tentativas não derem resultados, a alternativa mais fácil é abandonar o bichinho na rua. José fala que isso acontece em todas as camadas sociais. “É muito comum encontrar até animais de raça nesta situação”, fala.

Sem cuidados, eles são atropelados, adoecem e se reproduzem com rapidez. Dados coletados pela ONG mostram que 60% dos animais de rua são fêmeas. José lembra que a lei 9.605 pode classificar como maus tratos o abandono de animais. A pessoa que cometeu a infração pode pegar de três meses a um ano e ainda pagar uma multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal. “Mas até hoje nunca vi ninguém ser punido por abandonar algum bichinho”, afirma.

Castração

Para diminuir o número de cães e gatos nas ruas a ONG aposta na conscientização das pessoas e também na castração dos animais. José diz que a única forma de controle do número de animais realizada em Curitiba é a apreensão feita pela carrocinha e a prova de que ela não tem resolvido o problema é a grande quantidade de bichos que ainda perambulam pelas ruas. Sem contar que lá os animais são sacrificados. Em 2000 estima-se que foram 13.692 cães, sendo que cerca da metade foi entregue pelos próprios proprietários e o restante recolhido das ruas.

José criticou a baixa eficiência do programa de castração, que ocorre todos os anos, promovido por clínicas com o apoio da Prefeitura. “Isso ocorre uma vez por ano, por apenas alguns dias”, fala. Além disso, a população carente e que tem o maior número de animais não tem acesso. “Faz parte da Curitiba virtual”, acrescenta.

Para realizar a castração de modo gratuito a ONG vende camisetas e outros materiais. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone 254-8970 ou pelo site cpulgas@hotmail.com

Mas José lembra que ainda existem outras formas de ajudar. Sendo um voluntário, adotando um animal e principalmente não abandonando o próprio animal.

Festa no litoral; protesto na capital

A ONG curitibana Força da Natureza, a Sociedade Protetora dos Animais de Paranaguá e a Francesco Bernardoni promovem hoje, na Igreja de São João Batista, no Parque São João, a 1.ª Festa de São Francisco de Assis de Paranaguá. A programação começa às 8h30, com missa em louvor ao santo. Às 11h, haverá almoço. A bênção dos animais será feita a partir das 15h.

As atrações incluem praça de alimentação, barracas de artesanato, apresentação do grupo Caiçara de fandango, animação do palhaço Boquinha. Durante o evento, serão homenageados o carroceiro Jamil Francisco Pedro e o policial militar Inajá Pereira dos Santos. “O carroceiro, pelo amor que dedica aos animais, é uma exceção dentro da categoria”, destaca Daluza da Paz, da ONG Força da Natureza. “E o PM não admite maus tratos contra os animais.”

Em Curitiba, um grupo promete promover um protesto, a partir das 14h, contra o uso de animais em circos. Os organizadores acusam os circos de torturar e mutilar mamíferos ? animais que sentem dor, como todos os vertebrados, e que também têm sentimentos e emoções, tais como amor, alegria, tristeza e raiva. Entre eles estão ursos, elefantes e até chimpanzés. Mais informações sobre a manifestação podem ser obtidas pelos telefones (41) 367-3082, com Luana, e (41) 9162-6093, com Michele.

Voltar ao topo