Omissão encoraja abuso infantil

As estatísticas existentes sobre casos de abuso infan-

 til (incluindo violência física, sexual e psicológica) não retratam a realidade. Em todo mundo, inclusive no Brasil, estima-se que apenas 10% dos crimes cometidos contra a criança e o adolescente sejam denunciados, chegando ao conhecimento das autoridades policiais.

A informação é do procurador da República Guilherme Schelb, que esteve ontem em Curitiba para participar de um ciclo de palestras sobre abuso infantil promovido pela Patrulha Escolar Comunitária, no Centro de Convenções. O público-alvo foram profissionais das áreas de segurança pública e educação.

Segundo Guilherme, no Brasil a situação é considerada bastante grave, sendo que centenas de crianças e adolescentes são vítimas de abusos diários sem que se tenha conhecimento dos fatos. Na maioria das vezes, a violência é cometida dentro da própria casa das vítimas, por pessoas consideradas próximas.

?Os abusadores geralmente são mães, pais, padrastos, tios, amigos da família ou mesmo vizinhos?, comenta o procurador. ?Na maioria das vezes são pessoas que freqüentam a casa e são consideradas próximas das crianças ou adolescentes. Pouquíssimos dos casos são denunciados ou levados ao conhecimento da polícia.?

A ausência de denúncia muitas vezes acontece porque a pessoa que suspeita do ocorrido ou toma conhecimento dos fatos – seja ela alguém da própria família, um vizinho, um professor ou mesmo um profissional da área de saúde – não possui provas. Desta forma, sem saber como fazer um encaminhamento às autoridades competentes sem correr riscos, acaba preferindo não se envolver no caso.

?Um encaminhamento precipitado pode gerar injustiça contra a família da criança ou adolescente. Porém, também é preciso quebrar o elo da omissão?, diz Guilherme. ?O certo é que, antes de denunciar a um conselho tutelar ou mesmo à polícia, a pessoa que suspeita da violência procure investigar o fato e ouvir a criança. Nas escolas, é importante que a instituição faça a denúncia e não a pessoa física do professor.?

Palestras

Neste mês de agosto, as palestras promovidas pela Patrulha Escolar acontecerão em outras três cidades do Paraná. Hoje, serão realizadas no Colégio Marista, em Londrina. Quinta-feira, no Ciep, em Cascavel, e no dia 12, em Guarapuava, na faculdade que leva o nome do município.

Voltar ao topo