Caçadores de notícias

Olaria abandonada vira abrigo de desocupados

À beira da represa do Parque Passaúna, uma estrutura onde funcionava a Olaria Irmãos Augustyn, e que hoje pertence ao município de Curitiba, está em estado de completo abandono. O local foi inteiramente reformado em 2004 pela prefeitura e era pra se tornar um Centro de Design administrado por uma organização não-governamental. Mas desde então nada foi feito e o prédio está vazio.

Apesar de a área externa estar toda cercada e com grama roçada, o interior da antiga olaria está depredado, com vidros e tábuas quebradas e banheiros destruídos. Além disso, o piso está tomado por fezes de pombos. Miriam Augustyn é filha do antigo dono da olaria e mora ao lado do local. Ela conta que área passou para a prefeitura há pouco mais de 20 anos e desde a última reforma está totalmente fechada. “Eles só vêm cortar a grama a cada quinze dias. De resto, nada acontece”, diz.

De acordo com Miriam, a área abandonada está se tornando ponto de encontro de marginais da região e à noite é possível ver adolescentes usando drogas e consumindo bebidas alcoólicas. “Do final da tarde em diante, é possível vê-los entrando e saindo com objetos da estrutura, como arandelas, luminárias e vidros. Isso deixa a gente com medo, porque vai saber do que essa gente é capaz de fazer”, observa.
Projetos

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que está analisando projetos para melhoria de toda a infraestrutura do Parque do Passaúna. Para ocupação do espaço onde já funcionou o Museu da Cerâmica, estão sendo estudadas propostas de parceria.

Veja na galeria de fotos a Olaria.