Obras preparam centro de Curitiba para o período de compras

A reforma da rua Lourenço Pinto, no Centro da cidade, está agradando comerciantes locais, especialmente porque ficará pronta até o fim do mês, antes do período de compras de Natal. A rua, de apenas quatro quadras, entre Sete de Setembro e Pedro Ivo, está sendo preparada para receber os ônibus da Linha Verde que vão atender, inicialmente, 35 mil passageiros por dia.

Com a rua já pavimentada em concreto em toda a sua extensão, a Prefeitura está pavimentando neste mês os cruzamentos da Lourenço Pinto com as ruas Pedro Ivo e André de Barros e com as avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro.

A obra está sendo feita em etapas, em cada cruzamento, para permitir a passagem dos carros em meia pista. No sábado (11), foi bloqueada para concretagem, a pista direita da Visconde de Guarapuava. A pavimentação ficou pronta na quarta-feira (15), em apenas cinco dias incluindo o fim de semana. Nesta quinta (16), a pista foi liberada ao tráfego para bloqueio na pista esquerda, que entrou em obras.

Obra

A reforma da Lourenço Pinto está sendo feita em toda a extensão da rua, que começa na praça Eufrásio Corrêa, junto à avenida Sete de Setembro, e termina na praça Carlos Gomes, em frente à rua Pedro Ivo. A reforma prevê o alargamento da pista, pavimentada em concreto, e a melhoria das calçadas, em toda a extensão da rua.

A pista de concreto, na quadra entre Pedro Ivo e André de Barros, por onde trafegam os ônibus foi aumentada em 2,5 metros na largura. Para isso, a primeira providência foi fazer a retirada da camada de asfalto e a remoção do paralelepípedo que era usado nas ruas da cidade até meados do século passado.

Nas demais quadras da rua Lourenço Pinto, está sendo feita a revitalização do pavimento. Para reforma das calçadas, nas quatro quadras entre as duas praças, será reaproveitado o paralelepípedo retirado da faixa central da rua, e implantada uma faixa em asfalto.

Estas obras fazem parte da reforma da avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Linha Verde e o centro, e incluem ainda os trechos da rua Pedro Ivo e avenida Sete de Setembro, entre a Marechal e a Lourenço Pinto. É que pela Marechal Floriano e Lourenço Pinto vão passar também os novos ônibus da Linha Verde, o primeiro deles o Pinheirinho/Centro. Em todo o trecho, a canaleta será em concreto com possibilidade de ultrapassagem dos ônibus e com o mesmo sistema de semáforos e iluminação da Linha Verde.

Estação

A reforma da Lourenço Pinto inclui a implantação da futura estação central da linha Pinheirinho/Centro que usará os corredores de transporte da Linha Verde e da Marechal Floriano Peixoto, entrando na Sete de Setembro, no centro, para chegar ao ponto final, na Lourenço Pinto. Já foi iniciada a instalação da estrutura dos tubos que farão parte da estação localizada na quadra entre as ruas Pedro Ivo e André de Barros, nas proximidades da praça Carlos Gomes.

O projeto da estação central da Linha Verde prevê a separação das áreas de embarque e desembarque de passageiros, para evitar conflito na movimentação de pessoas que entram e saem dos ônibus. Por isso, estão sendo instalados três tubos. Um deles será utilizado pelos passageiros que descem no centro e outros dois, dispostos lado a lado, servirão para embarque em direção ao bairro. Os tubos da estação central terão 3 metros de diâmetro e 30 metros de comprimento – medidas-padrão das estações da Linha Verde.

ServiçoMotoristas devem ficar atentos ao circular na região do entorno da rua Lourenço Pinto, no Centro. Há restrições ao trânsito com bloqueios em meia pista nos cruzamentos com a avenida Visconde de Guarapuava e André de Barros. A pista para os carros na Sete de Setembro está bloqueada no trecho entre a Barão do Rio Branco e a Lourenço Pinto. A alternativa é entrar na Barão do Rio Branco que, neste trecho, funciona temporariamente em mão dupla.