Obras finais preparam ExpoTrade para eventos da ONU

A menos de um dia do início das reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre biodiversidade e biossegurança, o ExpoTrade, em Pinhais, local que concentrará a maior parte dos eventos relacionados às reuniões, ainda está sendo preparado. São câmeras, computadores, cabos, monitores e outros aparelhos eletrônicos sendo instalados por um batalhão de técnicos, que além de tentar garantir a segurança das autoridades, que circularão pela gigantesca estrutura, tentam fazer com que, entre os 10 restaurantes e centenas de estandes, o motivo pelo qual serão realizadas as reuniões não seja esquecido: o meio ambiente.

São esperados pelo menos 100 ministros de meio ambiente de todo o mundo. O Brasil irá enviar 300 pessoas, sendo 130 para a 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3) e 170 para a 8.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8). As reuniões oficiais terão tradução simultaneamente para as seis línguas na ONU (inglês, espanhol, francês, árabe, chinês e russo), além do português. Os eventos paralelos já chegam a 275 -uma média de 27 por dia.

A dimensão dos eventos, segundo o Secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, também explicita a responsabilidade do Brasil. Além de ser o país sede, assumirá a presidência da Conferência de Biodiversidade pelos próximos dois anos. ?O Brasil sedia essas reuniões em um momento importantíssimo, em que há uma enorme expectativa de que aquilo que a convenção prevê, e que foi detalhado nesses últimos anos, seja efetivamente implantado e o mundo entre num novo ciclo, de real proteção da biodiversidade?, destaca.

Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública já definiu como será o esquema de segurança durante as reuniões. A Polícia Militar disponibilizará mais de 600 homens, que farão o reforço do policiamento. O policiamento de trânsito estará nos pontos chaves das rodovias, avenidas e ruas que levam até os diversos locais onde acontecerá o evento. Todos os chefes de estado terão escolta da polícia em todos os percursos na cidade, com atenção especial aos ministros do meio ambiente de outros países. Policiais da equipe antibomba do Comando de Operações Especiais (COE), da Companhia de Polícia de Choque da PM deram treinamento a todos os agentes de segurança envolvidos no evento.

Já a Polícia Civil disponibilizará cerca de 140 homens, que reforçarão o atendimento das delegacias próximas ao evento. O 1.º Distrito, que fica na área central, será um dos mais atuantes. É nessa delegacia que funciona o Serviço de Atendimento ao Turista, onde policiais darão maior atenção aos visitantes de outras cidades, estados e países que precisarem do auxílio da polícia. A abertura oficial da MOP3 será na segunda-feira e segue até o dia 17 de março. A COP8 terá início no dia 20 e prossegue até 31 de abril.

Transporte decorado para receber os visitantes

Roger Pereira

Começa a circular hoje, em Curitiba, a frota de ônibus especial para os eventos sobre biodiversidade da Organização das Nações Unidas (ONU), que têm início amanhã. São esperadas cerca de 6 mil pessoas de mais de 180 países. A partir de hoje, uma linha especial de ligeirinhos levará os participantes ao ExpoTrade, em Pinhais, local onde serão realizadas as duas conferências. Serão seis ônibus que farão a linha Estação Central (em frente ao shopping Estação) – ExpoTrade.

Nos horários de maior movimentação (entre 9h e 10h e das 18h às 20h), os ônibus circularão a cada 10 minutos, transportando apenas participantes da conferência. Já no período entre 10h e 17h, a linha será aberta à população. ?Isso foi um pedido da organização do evento, para que mais pessoas da cidade possam se envolver com o tema, indo visitar as exposições que estarão ocorrendo junto com as reuniões?, explicou a coordenadora de transportes do evento, Juliana Velloza Vosnika.

Além da linha de ligeirinhos, a Urbs também irá disponibilizar, a partir de segunda-feira, 30 ônibus alimentadores que levarão os participantes dos hotéis direto para o ExpoTrade. Haverá ainda, segundo Juliana, cinco veículos extras para transportar possíveis ?retardatários?, que a partir das 22h farão o transporte entre a Estação Central e os hotéis.

Voluntários

Cada um desses ônibus circulará com um voluntário dentro. São os busers, que terão como função prestar assistência aos participantes, orientando-os quanto aos locais do evento e esclarecendo possíveis dúvidas. Por isso a organização selecionou apenas voluntários bilíngües para o trabalho.

Segundo a voluntária Daniele de Andrade, responsável pelos busers, serão 2.185 voluntários divididos por escala, circulando nos ônibus especiais do evento. ?A vantagem de se trabalhar nos ônibus é que o voluntário terá mais contato com os participantes, podendo trocar informações, aprender bastante e treinar um idioma estrangeiro. É uma ótima oportunidade?, comentou.

E foi essa oportunidade que motivou a estudante de Direito, Fernanda Demarco Frozza, 22 anos, a ser voluntária. ?Vai ser uma grande chance de eu ter contato com gente de fora do País, de treinar meu inglês e meu francês, e de certa forma fazer parte desse grande evento que está acontecendo na minha cidade?, comentou.

Ela também quer aproveitar  para aumentar seu conhecimento sobre as questões ambientais. ?Queria ver as idéias desse pessoal para manter o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico sem precisar degradar a natureza. Acho que essa é a grande questão?, ponderou.

Além de dar todo auxílio aos passageiros, caberá, também, aos busers, promover as atrações da cidade, dar dicas de divertimento, gastronomia, conveniência aos participantes do congresso. E, para estarem aptos a orientar tantos estrangeiros, todos os voluntários passaram por uma capacitação. A primeira turma, cerca de 65 busers, passou pelo treinamento ontem, na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp).

Voltar ao topo