Obras do Parque Palmital estão paradas

A segunda interrupção nas obras do Parque Palmital, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), levaram os moradores do Jardim Eucalipto a realizar um protesto ontem. O parque abrigaria áreas de lazer e recreação para seis comunidades do município, mas ainda não saiu completamente do papel. Os moradores querem a retomada imediata das obras, que trarão benefícios para a população local.

O Parque Palmital seria implantado ao lado do rio de mesmo nome, em um trajeto entre a Estrada da Ribeira (BR-476) e a BR-277. Estão previstas as construções de canchas, áreas para crianças, ciclovia, pista para pedestres, paisagismo e iluminação. Em algumas áreas onde seria instalado o parque foi feito o preparo para o recebimento do asfalto nas ciclovias. As obras começaram há cerca de três anos, mas foram interrompidas pouco tempo depois.

Nesse intervalo, o que já estava pronto foi abandonado. Um casarão, que serviria para abrigar a Guarda Municipal e funcionaria como um posto de informações e atendimento, passou a ser freqüentado por usuários de drogas. Nos últimos três meses, as obras foram retomadas, mas pararam novamente, para descontentamento dos moradores. O casarão, que havia sido reformado, voltou a ficar às moscas.

Aparecido dos Santos: ?Queremos algo, não se pode jogar dinheiro fora?.

Para o morador Aparecido dos Santos, as obras precisam ser retomadas imediatamente. ?Queremos que a Prefeitura faça alguma coisa, porque não podemos ficar sem o parque. As obras estão bem encaminhadas. Isso seria jogar dinheiro fora?, comenta. ?Esse é um descaso com os moradores daqui. A nossa comunidade está esperando essa área de lazer. Isso é um absurdo. Faz três anos que estamos com essa situação?, diz o morador Rogério Aquino.

Orlando de Souza, que também mora na região, diz que a comunidade se compromete em cuidar do parque, pois o mesmo traria enormes benefícios para a população local. ?Nos comprometemos a cuidar, a realizar eventos, a aproveitar o espaço. O parque seria bom até para os comerciantes. Ajudaria também a salvar o Rio Palmital, que está poluído, cheio de lixo?, completa.

A revitalização do parque é um convênio entre a Prefeitura de Colombo e o governo do Paraná. A Secretaria de Obras do Estado afirma que apenas repassa o dinheiro para a administração municipal, que está encarregada de tocar a obra, mas admite que a revitalização já sofreu diversos atrasos e prorrogações no convênio devido a problemas com a construtora. Já a Prefeitura explica que esses problemas aconteceram na gestão anterior e garante que as obras não estão paradas, mas que recentemente sofreram atrasos devido ao mau tempo e a feriados constantes. E, segundo a Secretaria de Obras do município, o prazo para entrega do parque é 14 de junho de 2007.

Voltar ao topo